Oi Futuro lança livros dos artistas Neville D´Almeida e Xico Chaves na SP-Arte 2013

 

  • "Além Cinema" é retrospectiva da carreira do cineasta Neville D'Almeida nas artes visuais, e "Órbita" traz farto material de toda a trajetória do artista multimídia Xico Chaves;

 

  • Lançamentos da coleção Arte & Tecnologia acontecerão nos dias 3 e 6 de abril, no Lounge Oi/Iguatemi, no Pavilhão da Bienal, que abrigará a nona edição de uma das mais importantes feiras de arte do mundo

 

 

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lançará na SP-Arte, no Lounge Oi/Iguatemi que será montado no Pavilhão da Bienal, os dois novos títulos de sua coleção de livros Arte & Tecnologia – "Além Cinema", de Neville D´Ameida e, "Órbita", de Xico Chaves. Os lançamentos acontecerão nos dias 03 e 06 de abril, respectivamente, a partir das 19h, com a presença de ambos os artistas. A Oi é patrocinadora da SP-Arte 2013.

 

A coleção Arte & Tecnologia é um projeto do Oi Futuro, com patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, que consolida uma iniciativa precursora para a divulgação da tecnologia como ferramenta de produção artística.

 

O Oi Futuro criou a Biblio_Tec, primeira biblioteca pública especializada em arte e tecnologia do Brasil, em 2005. A partir da percepção de que havia poucas publicações especializadas em arte e tecnologia no país, precisando recorrer aos títulos estrangeiros, criou também a coleção Arte & Tecnologia. O conceito era estender a curadoria a registros das exposições que não fossem meros catálogos, mas livros de relevância. Com o tempo e o patrocínio da Oi, o projeto cresceu e passou a reunir, em alguns casos, todos os trabalhos de um artista.

 

"'Além Cinema' de Neville D'Almeida e 'Órbita' de Xico Chaves são dois lançamentos muito oportunos a serem feitos numa das mais importantes feiras de arte do mundo", explica Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro. "Ambos vão se constituir em referência para pesquisa desses dois grandes nomes: o de Neville, por ser pioneiro em mostrar sua obra fora dos domínios do cinema, como artista visual, e o de Xico Chaves por ser o primeiro a documentar sua vasta obra como artista multimídia e poeta visual".

 

"Além-Cinema" inclui certificados de censura da ditadura militar dos filmes de Neville D'Almeida

 

O livro, que sai pela editora Nova Fronteira, faz um retrospecto da obra do artista, trazendo ensaios assinados por nomes como Hélio Oiticica e Nelson Rodrigues, além de Certificados de Censura da época da ditadura militar no Brasil. É documentada a sua instalação "Tabamazônica", exibida no Oi Futuro, nos centros culturais do Flamengo, no Rio, e em Belo Horizonte. O trabalho volta às origens da série "Cosmococa", feita em parceria com Hélio Oiticica, nos anos 1970, com uma sala de projeção montada dentro de uma taba indígena. O livro também apresenta registros de diversas instalações do artista expostas nos anos 2000.

 

"Órbita" revisa carreira de quatro décadas de Xico Chaves

 

A obra de Xico Chaves, cuja carreira já soma quatro décadas, é revelada neste volume, da editora Fase 10. Apoiado no tripé vida-arte-política, seu trabalho é um dos primeiros a poderem ser chamados de multimídia no Brasil, abrangendo poesia visual, artes visuais, música, performances e televisão. Em "Órbita", é possível acompanhar o papel na história da cultura brasileira contemporânea – é gestor cultural do Ministério da Cultura, através da Funarte – por fotografias e fac-símiles de publicações da imprensa, que contam, por exemplo, a sua atividade política no passado. Também estão no livro fotos dos discos lançados com músicas para as quais ele escreveu letras, trabalhos pioneiros da poesia visual como "Pipa", lançado na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage em 1976, e a documentação de suas performances, dentro e fora do Oi Futuro.

 

Sobre a SP-Arte

  

A SP-Arte 2013 terá 122 galerias de 16 países, sendo 81 nacionais e 41 estrangeiras. Pioneira do gênero no país, traz, desde sua origem, a busca constante pela inovação, tendo se consolidado como uma das mais importantes feiras do mundo e colocado o Brasil, definitivamente, no calendário oficial das feiras de arte. Após Basel e Frieze no Hemisfério Norte, a SP-Arte é a única feira de arte no Hemisfério Sul a reunir o tão significativo grupo de galerias líderes do mundo. A SP-Arte será realizada entre os dias 3 e 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, onde milhares de obras de arte serão distribuídas em 3 três pisos que somam cerca de 17 mil m² de área de exposição.

 

Sobre a coleção Arte & Tecnologia

 

Com registros de importantes exposições realizadas pelo Oi Futuro e da trajetória de artistas singulares, a coleção serve como fonte de conhecimento sobre a arte de nomes como Wally Salomão, Wlademir Dias-Pino, Marcos Chaves, Adriana Varella, Carlos Vergara, Ivens Machado, Miguel Chevalier, Frederico Dalton, Sonia Andrade e Vicente de Mello. Alguns nomes internacionais se destacam por terem na coleção as primeiras publicações sobre seus trabalhos apresentados no Brasil – caso de Pierre et Gilles e Tony Oursler. Ainda no front internacional, Gary Hill, Gabrielle Basilico e Nam June Paik, com "Vídeos 1961-2000", são pontos altos da coleção.

 

Sobre o Oi Futuro

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.  

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.  

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado