Grandes nomes da música participam da semana em comemoração aos 25 anos do Metrópolis

Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Luiz Melodia  comemoram os 25 anos do Metrópolisúnico programa diário da televisão brasileira totalmente dedicado às artes e espetáculos, dirigido por Hélio Goldsztejn.

Entre os dias 2 e 7 de abril, esses grandes nomes participam da atração, que estreou no dia 4 de abril de 1988. A programação, que tem início no dia 2 com Maria Bethânia, ainda inclui um especial com Gal Costa e banda, no dia 3, com uma hora de duração, a partir das 23h30.

Gilberto Gil, Jorge Mautner e Luiz Melodia também estarão presentes na semana de comemoração, que será apresentada por Cunha Jr. e Adriana Couto, de segunda a sexta-feira, e no domingo terá o comando de Marina Person. 

De segunda a domingo, o público ainda irá conferir depoimentos de dezenas de personalidades que passaram pelo programas nas duas últimas decadas e meia, como 
Tony Beloto, Elza Soares, Gaby Amarantos, César Camargo Mariano, João Bosco, Djavan, Barão Vermelho, Ricardo Ohtake, Tom Zé, Zé Celso e outros.

Metrópolis é exibido de segunda a sexta-feira, às 23h30, e aos domingos, às 20h30.


A história

Metrópolis foi ao ar, pela primeira vez, no dia 4 de abril de 1988, sob o comando de Ricardo Soares e Maria Amélia Rocha Lopes..

O programa da TV Cultura é o único da TV aberta a cobrir diariamente assuntos relacionados à arte e cultura em geral. Entre os assuntos tratados estão música, teatro, artes plásticas, cinema, literatura etc.

O objetivo da atração é revelar a diversidade dessa produção e reunir elementos da cultura erudita, popular, urbana, e de todas as formas de manifestação artística. Nesses 25 anos, o Metrópolis ajudou a iluminar a cena cultural e colaborou para a formação das novas gerações de artistas e consumidores de cultura do país.

Em 2006, numa parceria com três universidades brasileiras - USP, Mackenzie e Universidade Federal da Paraíba - o Metrópolis foi ao ar, ao vivo, pela TV Cultura, transmitido experimentalmente em TV Digital.

 

A transmissão teve duas camadas específicas. Uma camada HD (Alta Definição)  para recepção fixa e exclusiva em monitores instalados nos estúdios da emissora na Água Branca. Na outra camada, simultaneamente, o  sinal do programa Metrópolis foi transmitido para aparelhos de telefonia celular, habilitados para receber o sinal digital. Esta foi a primeira vez na história da TV aberta no Brasil que a transmissão normal de um programa de TV foi feita, ao mesmo tempo, nas modalidades analógica e digital.

 


Os apresentadores do Metrópolis nos últimos 25 anos

Entre apresentadores que fizeram parte da história do Metrópolis estão: Ricardo Soares, Maria Amélia Rocha Lopez, Cadão Volpato, Lorena Calabria. Laura Wie, Lala Deheinzelin, Cuca Lazarotto, Domingas Person, Paulo Vinícius, Marina Person, Adriana Couto e Cunha Jr.

 

CUNHA JR.

Falar no Metrópolis e no Cunha Jr. é quase sinônimo. Dos 25 anos que o programa está no ar na TV Cultura, Cunha está envolvido na atração há quase 23, sendo que há 14 anos faz a apresentação. "Já fui produtor, editor, repórter, já fiz de tudo um pouco", lembra Cunha Jr. O Metrópolis foi e é, até hoje, uma escola para mim, a realização de um sonho", completa.

Antes de descobrir a vocação pelo jornalismo, Cunha se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e se especializou em psiquiatria. Exerceu a profissão por dois anos e, paralelamente, cursou a faculdade de jornalismo, concluída em 1988.

O primeiro trabalho profissional na televisão aconteceu quando foi chamado pela TVE-RS para apresentar o programa "Pra Começo de Conversa", destinado ao público jovem. Como sempre assistia o Metrópolis, resolveu mandar uma fita para a produção e, em 1991, desembarcou em São Paulo, direto para a TV Cultura, de onde não saiu mais.

 

 

COLEÇÃO METRÓPOLIS

O programa Metrópolis conta com um acervo de mais de cem obras de artistas contemporâneos. Elas foram doadas à Fundação Padre Anchieta ao longo dos últimos 25 anos.


Muitas instalações, esculturas e quadros foram concebidos especialmente para o cenário da atração. Frequentemente, a Coleção Metrópolis é exibida em museus e centros culturais de todo o país.

Metrópolis divulga assim, de uma maneira original, as obras de artistas plásticos do Brasil.

 

Para entrevistas: Hélio Goldsztejn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado