DISCOVERY INVESTIGA SUPOSTOS MILAGRES EM “DETETIVES DA FÉ”
| ||
Chuvas de sangue, imagens que choram, pessoas que manifestam os estigmas de Jesus nos seus corpos…Em toda a América Latina, a profunda devoção popular encontra uma explicação clara para estes fatos: são milagres que expressam mensagens divinas. Mas o que aconteceria se esses fatos fossem investigados de uma forma racional e metódica em busca de uma possível explicação? A análise nos daria respostas convincentes ou estimularia o surgimento de novos enigmas? O Discovery responde a essas perguntas com a estreia de DETETIVES DA FÉ (MISTÉRIOS DE LA FÉ) nasegunda-feira, 10 de junho, às 21h40.
Por meio de uma estrutura narrativa e técnicas de investigação próprias de uma série policial, esta produção apresentada pela jornalista Gabriela Calzada e pelo sacerdote jesuíta Juan Carlos Henríquez vai até o lugar em que os fatos ocorreram, buscando interpretar enigmas aparentemente inexplicáveis e potencialmente milagrosos.
Em cada caso, Gabriela e Juan Carlos realizam exaustivas investigações, examinando as provas a favor e contra da intervenção sobrenatural e tentando sintetizá-las em uma possível explicação. Mantendo um tom de suspense e levando em conta até os mínimos detalhes, os apresentadores tentam montar as peças do quebra-cabeça com a ajuda de entrevistas a especialistas e cientistas. Também conversam com testemunhas, sempre escutando atentamente o que revelam nas suas histórias e avaliando as problemáticas pessoais e sociais que poderiam estar por trás desses eventos insólitos.
Casos Brasileiros
A série tem oito episódios, cada um trazendo dois casos diferentes, e entre eles cinco brasileiros: um homem que quando passou a ter sangramentos nas mãos e pés, foi demitido e alvo de chacota de amigos e familiares. Hoje em dia, muitos acreditam que ele sofra dos estigmas de Cristo; Gabriela e Juan Carlos investigam também o caso de uma imagem da Virgem Maria que se manteve intacta após a maior enchente ocorrida no país que matou várias pessoas e deixou muitos desabrigados. Um milagre atribuído a Chico Xavier também é mostrado pela série; a dupla de apresentadores investiga ainda o caso de um crucifixo que sangrou durante quase duas horas e de uma mulher que deu luz um bebê após ingerir pastilhas de papel inscritas com uma oração a Virgem Maria.
Todos os casos apresentados em DETETIVES DA FÉ são baseados em fatos reais. No entanto, a série não se limita ao campo científico, explora, também, as comoventes histórias que cercam alguns dos fatos que muitos consideram milagrosos. Estas histórias ilustram claramente o que uma fé inabalável pode conseguir e mostram como, apesar de todas as adversidades, os fiéis latino-americanos nunca perdem as esperanças.
A série é uma coprodução da Discovery Networks Latin America/US Hispanic e da Wag TV, sob a supervisão de Jon Stephens, Martin Durkin e Steven Green. Para o Discovery, o projeto foi supervisionado por Michela Giorelli e Irune Ariztoy. |
Comentários