NAT GEO DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 20 A 26 DE MAIO DE 2013


SEGUNDA-FEIRA - 20 DE MAIO
19h: Grandes Fugas - episódio inédito

Prisioneiros da Ilha: Enviado para a prisão de Parkburst por incêndio premeditado e conspiração para provocar explosões, Matthew Williams estava determinado a escapar, mas sabia que seria difícil. Parkburst não apenas era repleta de cercas, mas também ficava em uma ilha. Mesmo que saísse da prisão, ele teria de encontrar uma maneira de sair da ilha. Mas Matthew estava determinado. Ele une-se a outros prisioneiros e faz uma chave que pode abrir muitas das portas da cadeia. Eles também montam uma escada na oficina, mantendo-a em partes separadas para não levantar suspeitas. Eles conseguem fugir, mas sair da ilha é algo mais complicado. O plano de roubar um avião não dá certo e, depois de ficarem escondidos por alguns dias, eles seguem para a costa para roubar um barco.


TERÇA-FEIRA - 21 DE MAIO
22h15: Anos 80 - A Década que nos Criou - Exibição de três episódios

A Década do Consumo: O glamour e o excesso encontram uma nova porta-voz nos anos 80 quando uma jovem e bela cantora vê sua chance de criar sua própria marca. Impulsionada para a fama com uma chocante apresentação de "Like a Virgin" no primeiro MTV Music Video Awards, Madonna inspira diversas mulheres ao redor do mundo a usar roupas como as dela. Mas não são apenas adolescentes que colocam seus cartões de crédito para trabalhar; jovens rapazes de sucesso e com dinheiro para gastar então entrando para o estilo vida profissional - ou "yuppie" - e adquirindo os mais recentes e caros dispositivos: telefones celulares. Por 4 mil dólares, consumidores podem ter seu próprio telefone portátil, pesando mais de um quilo. Mas as pessoas também encontram causas importantes para defender nos anos 80: em outubro de 1983, cerca de 3 milhões de pessoas vão às ruas pa ra criar a maio r demonstração de paz do século XX, em protesto a proposta de instalação de mísseis nucleares americanos na Europa Ocidental.

A Droga do Momento: Com o mantra "a ganância... é boa", Gordon Gekko deixa os anos 80 encapsulados com seu anseio pelos excessos e sua ambição impiedosa em "Wall Street", de Oliver Stone, enquanto grandes comerciantes espelham seu notável mau comportamento com uso das drogas na vida real. A cocaína tornou-se a droga do momento para aqueles que comemoram o sucesso; o status de Miami como paraíso do tráfico de drogas inspira o lançamento de uma das mais famosas séries de televisão da década: Miami Vice. Enquanto isso, a mudança nas rotas de importação da cocaína colocam o México no centro do palco, deixando os carteis mexicanos em posição para tornarem-se a indústria de bilhões de dólares de hoje. Os anos 80 tiveram sua cota de tragédias - um vazamento em uma fábrica americana na Índia envia 40 toneladas de um dos produtos químicos mais tóxicos conheci dos pelo homem até a cidade de Bhopal, na Índia, durante a noite. Em poucas horas, pelo menos três mil pessoas morrem e outras 50 mil adquirem deficiências. A missão de subir mais alto vem com um preço exorbitante, ao que o ônibus espacial Challenger da NASA explode durante seu lançamento, tirando a vida de todos a bordo.

Caridade e Celebridades: Os anos 80 não foram apenas a década em que a ganância era algo bom, mas também um marco para o início de uma aliança forte entre caridade e celebridades. Pela primeira vez, temos grandes eventos repletos de estrelas para lidar com a crise e a pobreza em todo o mundo. E, no Reino Unido, a campanha contra a AIDS recebe o apoio da princesa Diana. Através de seu trabalho com pacientes com AIDS, ela aumenta a conscientização sobre a doença, e ajuda a esclarecer equívocos importantes. Na frente política, ao que os presidentes dos Estados Unidos e da União Soviética Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev tomam medidas para acabar com a Guerra Fria entre duas grandes superpotências, um jovem de 19 anos de idade da Alemanha Ocidental arrisca sua vida para espalhar sua própria mensagem de paz entre o Ocidente e o Oriente. Mathias Rust cons egue passar pel o maior sistema de defesa aérea do mundo e pousa um pequeno avião na Praça Vermelha de Moscou. Condenado a quatro anos de prisão, ele é liberado após 14 meses.


QUARTA-FEIRA - 22 DE MAIO
0h40Demolidores

A Mansão de Um Milhão de Dólares: Brian e Lee são contratados para demolir uma enorme mansão de frente para o mar, mas por 4 mil dólares abaixo do valor normal. E se alguma parte da demolição cair na água, eles precisarão juntar milhares de dólares para pagar a multa. Confiando que encontrarão materiais e artigos valiosos na casa, eles esperam conseguir algum lucro.

 

QUINTA-FEIRA - 23 DE MAIO
20h30: Mega Máquinas

Lamborghini Aventador - Em 2011, quase uma década depois do lançamento de seu último modelo, o Murcielago, a Lamborghini lançou sua mais recente criação: o Aventador. Com uma velocidade máxima de 350 quilômetros por hora e com suspensão e freios melhorados, este é o símbolo de uma nova era para a Lamborghini. Mega Máquinas visita sua fábrica no norte da Itália para ver a história de sua criação desde sua concepção até seu lançamento, e observar o impressionante processo de produção, desde suas novas instalações de 500 metros quadrados dedicadas exclusivamente à criação do monocasco de fibra de carbono, até a linha de montagem, onde mecânicos altamente capacitados trabalham junto com o maquinário de última geração para produzir quatro destes superesportivos carros por dia.

 

SEXTA-FEIRA - 24 DE MAIO
19h: Histórias de OVNIs - episódio inédito

 8 de setembro de 1970: auge da Guerra Fria. O piloto americano Capitão Schaffner é designado a interceptar um alvo não identificado sobre o Mar do Norte e desaparece sem deixar rasto. Quando seu avião é descoberto, a cabine do piloto está fechada, mas seu corpo desapareceu. Em 2004, em uma pequena vila de pescadores na ilha da Sicília, acontece uma série de incidentes inexplicáveis... um após o outro. Um pescador testemunha uma misterioso e não identificada luz vermelha que surge da água. Outros moradores também relatam avistamentos de OVNIs na área. Mas os avistamentos de OVNIs foram apenas o início de um conjunto bizarro e assustador de eventos que ocorreram dentro e ao redor da aldeia de Canneto di Caronia. Piloto da Força Aérea Real, Sargento Hughes encontra um OVNI em um voo de treinamento de rotina sobre a Alemanha em 1952. Apesar de voar com três ou tros aviões, el e é o único a ver o objeto. Seus colegas zombam dele e brincam sobre o avistamento, pintando um disco voador em seu avião.

 

SÁBADO - 25 DE MAIO
19h: Maratona Vida Selvagem - exibição de quatro programa sobre o tema

Reino Animal. Episódio: Botswana - Botswana é um paraíso de contrastes geográficos. O Sul desértico e o Norte banhado pelo delta alagado do Rio Okavango escondem uma das faunas mais ricas e intocadas do continente africano. Para entender como Botswana está conseguindo sucesso na aliança entre ecoturismo e preservação ambiental, Lawrence Wahba percorre o país de ponta a ponta e traz imagens do comportamento do raro cão selvagem, dos simpáticos suricatos e acompanha o dramático conflito entre um leopardo e um grupo de hienas.

Puma: Um Hábil Predador - Este documentário conta a história de um dos felinos mais temidos do mundo. O programa acompanha um puma e seus três filhotes em seu habitat natural e apresenta um retrato íntimo de sua vida diária, mostrando como os filhotes aprendem com sua mãe, como se aproximam sigilosamente dos guanacos, e como ficam "invisíveis" quando se aproximam de uma presa ou sua mãe foi caçar. A mãe puma precisa ser uma boa caçadora, mas não apenas seus filhotes são beneficiados com as presas que ela caça durante a noite. Para o condor, a raposa-cinzenta e outros animais, o alimento dos pumas é essencial para a sobrevivência.

Leões de Okavango - Dos renomados diretores Dereck e Beverly Joubert, o documentário vai ao delta de Okavango, em Botswana, e acompanha a história repleta de suspense de uma leoa disposta a tentar de tudo - e a arriscar tudo - para manter sua família viva.

O Resgate dos Leopardos - O documentário mostra o trabalho de Sandesh Kadur, fotógrafo da vida silvestre, e de Bhaskar Choudhury, doutor em veterinária da Wild Life Trust da India, quando levam a cabo a reabilitação de dois filhotes de pantera nebulosa, um trabalho único em seu tipo e em seu habitat selvagem natural. Os dois filhotes são criados por humanos que lhes ensinam a viver de maneira  independente antes de libertá-los na selva. No ano seguinte, a equipe se reúne novamente para encontrar os filhotes que soltaram há mais de um ano atrás.

 

DOMINGO - 26 DE MAIO
21h: Super Domingo: Especial Tabu. Apresentação: Rosana Jatobá

Par Romântico - Para a maioria das pessoas, o par romântico ideal tende a ser similar em idade, condições sociais e aparência física. Mas alguns casamentos fogem tanto deste ideal que podem ser considerados... estranhos. Tabu examina alguns destes relacionamentos não convencionais. Vamos conhecer uma mulher que é apaixonada por um homem que tem praticamente três vezes a sua altura. Vamos descobrir o motivo de um homem esconder a sua homossexualidade, prometendo amar e obedecer sua esposa. E vamos ver a fundo como funcionam os casamentos compostos por três pessoas

Mudança de Sexo - Até onde as pessoas vão para mudar o visual  - e a vida - e se tornar a pessoa de seus sonhos? Nos Estados Unidos, conheça uma comunidade transgênica, onde alguns homens e mulheres passam por cirurgia e injetam hormônios para assumir o sexo que acreditam verdadeiramente possuir. Especialistas, incluindo a artista transgênera Loren Cameron fornecem uma visão detalhada de tal prática. Na Tailândia, conheça um universo formado por certa de 170 mil homens que agem e vivem como mulheres, na maioria artistas. Apesar da tolerância prevalecer neste país budista, integrantes deste suposto terceiro sexo chamado katoey geralmente enfrentam um forte preconceito. Mas em um ringue de boxe tailandês, a katoey mais famosa do país, e que já competiu neste esporte super violento, agora ajuda outros integrantes do katoey a obter sucess o e aceitação a través do esporte. E no pequeno estado de Samoa, as famílias por vezes educam garotos como garotas. Conhecidos no país por fa'afafini, estes garotos - alguns dos quais assumem por conta própria a identidade feminina -  se vestem e agem como garotas.

Exorcismo - Corpos que convulsionam, força descomunal, agressividade, aversão ao sagrado e falar em idiomas estranhos são comportamentos tabu que, segundo algumas religiões, devem ser interpretados como sintomas de possessão demoníaca. Para combater as supostas forças diabólicas, foi criado o ritual do exorcismo. Este episódio de Tabu América Latina mostra de perto a prática deste antigo ritual e apresenta seus protagonistas. No México, dois sacerdotes católicos dedicam-se à cura e à liberação através da oração e da imposição de mãos. A igreja Católica questiona suas práticas e eles enfrentam o risco de serem excomungados. Eles lutaram contra o suposto espírito maligno que possui uma mulher há 19 anos e deverão enfrentar a violenta reação que ela experimenta durante o exorcismo. Na Argentina, Gimena Valle, sacerdotisa da Igreja Lutera na Carismática Independente, diz ser a única mulher exorcista da América Latina e luta contra a maldição da qual uma mãe e filha acreditam ser vítimas. Na Colômbia, o irmão Hermes Cifuentes acredita ter recebido o dom da clarividência e o poder de expulsar demônios diretamente de Deus. Ele conduz exorcismos em grupos com métodos que alguns consideram bruxaria, e é acusado de ser charlatão. Eles realizarão rituais que os levarão a sofrer o ataque das supostas forças malignas que combatem. Todos eles viverão uma experiência tabu.

Comportamentos Estranhos - Em todas as sociedades, existem normas de comportamento, códigos de conduta que permitem a coexistência. Quando os indivíduos infringem estas normas, a sociedade os rejeita. Na Escócia, um pai de família constantemente fala palavrões e por isso é censurado. Em Idaho, uma mulher é estigmatizada por prejudicar ela mesma. Na Inglaterra, um homem é considerado preguiçoso porque está sempre dormindo. E em Vermont, dois amigos são considerados estranhos, e até perigosos. Ambos têm um transtorno que não podem controlar, mas a sociedade os considera um tabu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado