PROJETO “BUFFALO COMMONS” É TEMA DE DOCUMENTÁRIO DO +GLOBOSAT
· "Buffalo Commons – A Restauração das Grandes Pradarias Americanas" estreia na quinta-feira, dia 20, às 23h
· Documentário mostra projeto do casal Frank e Deborah Popper de reintroduzir o búfalo em campo aberto
· Atração passa por cenários como Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Montana e Kansas
O +Globosat estreia nesta quinta-feira, dia 20, às 23h, o documentário "Buffalo Commons – A Restauração das Grandes Pradarias Americanas" (Return of the Buffalo – Restoring The Great American Prairie. Classificação livre), mostrando o projeto "Buffalo Commons" nos Estados Unidos, que tem o objetivo de reintroduzir o animal em campo aberto.
A vasta área da pradaria americana conta a história de inúmeras cidades fantasmas que definem a aparência do local há mais de 150 anos. Porém, uma visão radical do casal de cientistas Frank e Deborah Popper, de Nova York, provocou um novo debate sobre a recuperação econômica da região. Os planos dos Poppers são para fazer das Grandes Planícies uma propriedade pública, uma área comum, a fim de revertê-las à sua condição original.
Para isso criaram o projeto "Buffalo Commons", uma tentativa inédita de voltar com a demografia e a história do Oeste Americano. O projeto prevê derrubada de cercas para permitir que centenas de milhares de búfalos possam andar livremente nas planícies. O objetivo esperado é o de que um aumento no turismo e na produção de carne de búfalo irá proporcionar às pessoas da região uma maior segurança e um novo futuro.
Enquanto no início os planos foram recebidos com grandes dúvidas, mais e mais pessoas estão começando a colocá-lo em prática. Políticos, nativos, agricultores e pecuaristas descobriram o potencial do projeto e já deram os primeiros passos para a sua implementação. E são esses "Heróis da Planície" que nos guiam na jornada de descoberta através dos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Montana e Kansas.
Comentários