“Minha Loja de Discos” estreia no BIS

Série visita lendários estabelecimentos e traz entrevistas inéditas com Portishead, Bat for Lashes, Maccabees, Gang of Four, entre outros

 

As lendárias lojas de discos, as histórias por trás de anos de compra e venda de vinis raros, as cenas musicais que se formaram no entorno e os personagens que fazem destes lugares tão especiais estão na nova série do BIS. Durante 13 episódios inéditos, "Minha Loja de Discos", que estreia dia 24/06, às 19h, mostra por que estes estabelecimentos comerciais voltaram a atrair os jovens britânicos - fãs de música e artistas - e se tornaram uma febre, essencial à saúde da poderosa música britânica. Concebido e dirigido por Elisa Kriezis e Rodrigo Pinto, o programa reúne depoimentos exclusivos, shows e imagens de arquivo que desvendam a história recente da música popular britânica através das celebradas e charmosas lojas de discos.

 

O destaque do primeiro episódio é a movimentação no Reino Unido em torno do Dia das Lojas de Discos, que provoca filas enormes nas principais cidades do país, como Londres, Oxford, Brighton e Edimburgo. O evento já é chamado de "novo carnaval", dadas as proporções que ganhou. O Dia das Lojas de Discos celebra, anualmente, com shows e lançamentos especiais, a vitória das lojas independentes sobre a crise na indústria musical. Vitória compartilhada por artistas, gravadoras e, claro, o público. "Nos últimos anos, o número de lojas independentes vem crescendo loucamente, assim como as vendas de discos. Todas as novas bandas britânicas lançam seus álbuns em formato digital e vinil, e algumas voltaram ao CD e à fita cassete", conta Rodrigo.

 

Em Londres, a atração vai mostrar, entre outros estabelecimentos, a Rough Trade, "possivelmente a mais influente loja de discos do mundo, uma das mais visitadas atrações da capital", destaca Elisa. A loja lançou, através do selo de mesmo nome, diversos artistas de peso na música contemporânea e recebe, regularmente, shows com nomes que vão de Robert Plant e Paul Weller a Radiohead e The XX. Já em Oxford, os diretores visitaram a Truck Store, antiga videolocadora, onde locais como Supergrass, Radiohead e Foals trabalharam ou se encontravam para conversar sobre música, que se tornou uma charmosa loja - que continua reunindo os jovens da cidade universitária.

 

O programa também vai apresentar personagens curiosos, com histórias que se tornaram lendas na música britânica. Como Michael Spencer Jones, principal fotógrafo do Britpop, que fez quase todas as capas do Oasis e do The Verve. Spencer Jones é autor, entre outras, da foto da capa de "What's the Story Morning Glory", do Oasis, que mostra a loja de discos Sister Ray, no Soho. Entre os artistas entrevistados estão Maccabees, Portishead, Bat for Lashes, Alt J, The Wire, Matthew E. White, Chvrches e o cultuado Gang of Four.

 

Sobre a escolha das lojas, os diretores contaram com a ajuda de muitos lojistas e receberam dicas de especialistas no tema, como Graham Jones, autor do livro "The Last Shop Standing", que conta como as lojas independentes sobreviveram à crise na indústria da música e voltaram a crescer.  "Esse livro acabou inspirando um filme que fala do renascimento das lojas. Jones nos ajudou com muita informação sobre as lojas. Spencer Hickman, um dos mais influentes vendedores de loja, e que se tornou uma autoridade no assunto, também trouxe muita informação", revela Elisa.

 

 

ESTREIA: Segunda-feira, dia 24 de junho, às 19h, no BIS.

Classificação indicativa: Livre

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio