Oi Futuro apresenta “Universo Bordallo”, com obras de 20 artistas brasileiros


 

·         Vik Muniz, Tunga, Barrão, Regina Silveira, Maria Lynch e Isabela Capeto estão entre os artistas e designers que participam da mostra

·         Coletiva faz releitura do legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro, com curadoria de Alberto Saraiva

·         Exposição abre dia 15 de julho às 19h30 no Oi Futuro no Flamengo

 

 

O Oi Futuro apresenta a partir de 15 de julho a exposição "Universo Bordallo", que propõe uma releitura do legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro com obras de 20 artistas visuais e designers brasileiros. Vik Muniz,Tunga, Regina Silveira, Maria Lynch, Isabela Capeto, Adriana Barreto, Barrão, Caetano de Almeida, Efrain de Almeida, Estela Sokol, Erika Versutti, Fábio Carvalho, Frida Baranek, Laerte Ramos, Marcos Chaves, Martha Medeiros, Saint Clair Cemin, Sérgio Romagnolo, Tiago Carneiro da Cunha e Tonico Auad participam da coletiva, que chega ao Oi Futuro no Flamengo sob curadoria de Alberto Saraiva.

 

Depois de estrear em Belo Horizonte, a exposição ganha no Rio uma nova curadoria e trabalhos de videoarte inéditos, apresentando um contraponto entre a técnica tradicional desenvolvida na fábrica Bordallo Pinheiro e as novas tecnologias. "A mostra Universo Bordallo oferece um conjunto de leituras atuais de artistas contemporâneos brasileiros sobre Bordallo Pinheiro. É uma oportunidade de constatar a atualidade da obra deste artista português que construiu um universo orgânico baseado na ironia social e política", diz Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro. "A exposição chegará ao Oi Futuro no Rio ampliando esse debate para a questão do fazer artístico frente às técnicas artesanais e ao avanço da tecnologia", completa.

 

No âmbito do Ano do Brasil em Portugal, Nuno Barra, diretor da Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, convidou 20 artistas contemporâneos brasileiros a criarem obras inspiradas no legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro. Durante o processo criativo, cada um dos artistas convidados trabalhou por 10 dias na fábrica Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, região central de Portugal, onde ficaram familiarizados com todas as técnicas de preparo das peças, conheceram o legado artístico de Bordallo e buscaram inspiração para suas criações. O objetivo central era captar a paixão, criatividade, humor e transgressão nas obras do artista português, consideradas um patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa. O projeto culminou na criação de 20 obras de arte contemporânea com sotaque brasileiro.

 

"Da comunhão espiritual dos artistas brasileiros com a obra de Bordallo, com sua grandeza e atualidade, e da sua vivência na fábrica, aprendem-se e registram-se trocas plásticas e afetivas muito positivas', afirma Elsa Rebelo, coordenadora do Atelier Artístico da Fábrica Bordallo Pinheiro e diretora artística do projeto. "Formas que se destacam pelas eloquentes volumetrias, preservam e exaltam o poder da obra de Bordallo Pinheiro, incorporando conceitos atuais da poética de cada artista numa miscigenação cultural que só portugueses e brasileiros entendem".

 

Bordallo Pinheiro, além de artista, era jornalista, escritor e cartunista, e tinha uma ligação especial com o Brasil, tendo morado no país de 1875 a 1879. Entre as obras já conhecidas de Bordallo, destaca-se a "Jarra de Bethoven", imponente peça de 2,6 metros de altura, oferecida, em 1899, ao então Presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, e hoje exposta no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. É criação dele o personagem "Zé Povinho", um desenho que tornou-se o símbolo do povo português.

 

A exposição conta com o patrocínio da Oi, Portugal Telecom e EDP Energias do Brasil.

 

 

SERVIÇO:

"Universo Bordallo"

Abertura: 15 de julho, às 19h30

Temporada: 16 de julho a 08 de setembro

 

Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo - Tel. 3131-3060)

De terça a domingo, das 11h às 20h

Classificação etária: Livre

Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado