Dança Caboclinhos em documentário inédito no SescTV
Em Recife, a produção conhece a história, os passos e o enredo do festejo
Dança centenária de origem indígena com mistura da cultura africana. Assim é Caboclinhos, bailado folclórico da capital pernambucana celebrado durante o Carnaval. Sua história, tradição, passos e enredo são comentados em documentário da série Coleções, que estreia no dia 19/09, quinta, às 21h30, no SescTV. O episódio integra um grupo de programas sobre danças populares brasileiras.
Com direção geral de Belisario Franca, a produção conversa com mestres, coreógrafos e dançarinos, que discorrem sobre a origem da dança e do nome Caboclinhos; e falam sobre a coreografia, que simula uma guerra, com movimentos inquietos ao som da preaca, instrumento em forma de arco e flecha, que está entre os mais comuns no festejo, junto com o surdo, o pífano e a maraca.
Os entrevistados explicam as três batidas que acompanham Caboclinhos: perré, guerra e baião; e contam que, assim como nas escolas de samba, essa dança possui blocos, personagens, cordões e porta-estandarte.
O programa mostra o grupo Caboclinhos 7 Flexas, liderado pelo seu criador e mestre José Alfaiate, e o Balé Popular do Recife, coordenado por André Madureira, com direção artística de Angélica Madureira. O balé esteve em países como França, Canadá, Estados Unidos, Israel e Cuba, e já viajou por todo o Brasil apresentando sua dança e também promovendo oficinas.
Comentários