Série de curtas-metragens “Revelando os Brasis” chega à tela do Futura no dia 16/9


Programa exibe produções originais de moradores de pequenas cidades brasileiras

A partir do dia 16 de setembro (segunda-feira), o Canal Futura exibe "Revelando os Brasis", série que traz 40 curtas-metragens escritos, produzidos e dirigidos por moradores de municípios brasileiros de até 20 mil habitantes. Os diretores são escolhidos por um concurso e participam de oficinas para narrar histórias através da linguagem cinematográfica.
Antes da exibição dos curtas, de 15 minutos cada, a apresentadora Lísia Palombini entrevista os idealizadores das obras em estúdio. Eles falam sobre os bastidores e as cidades onde as produções aconteceram. A ideia é discutir as motivações que levaram cada equipe à produção do curta e os elementos culturais inerentes aos locais onde vivem e que estejam presentes no trabalho exibido. Os cineastas estreantes também falam sobre os recursos audiovisuais utilizados e que agregam valor à narrativa, como planos, movimentos de câmera, iluminação e trilha musical, entre outros.
O primeiro curta, intitulado “Rota Dória”, dirigido pela professora Gilda Brasileiro de Moraes, moradora da Salesopólis, no estado de São Paulo, conta a história de uma estrada desativada em 1843 na cidade que serviu de trajeto clandestino para venda de escravos. A região era um entreposto comercial para distribuição da mão-de-obra negra para as fazendas de cana-de-açúcar e café. O local preserva até hoje os costumes herdados dos africanos observados no modo de falar, na utilização de ervas, na culinária e nas danças.
O programa é fruto de projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Canal Futura. O objetivo da iniciativa é estimular a produção audiovisual em localidades carentes de recursos para esse tipo de criação. As inscrições para a próxima edição do projeto "Revelando os Brasis" estão abertas até o dia 30 de setembro: http://www.revelandoosbrasis.com.br/site/.

REVELANDO OS BRASIS
Estreia: 16 de setembro, segunda-feira, 21h30
Exibição: segundas-feiras, 21h30
Reprises: terças-feiras 14h e sábados 20h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado