RBS TV RS estreia série Contos Gauchescos


Curtas baseados na obra de Simões Lopes Neto contam histórias de gaúchos pelos pampas do Rio Grande do Sul

 

 

Curtas Gaúchos, da RBS TV, estreia neste sábado (14), às 12h30, uma nova série. Contos Gauchescos vai mostrar histórias de amor, ação, aventura e vingança pelo interior do Rio Grande do Sul. São contos baseados nos textos de João Simões Lopes Neto, recolhidos do imaginário popular que recontam as andanças dos gaúchos na imensidão do pampa.

 

A série vai exibir quatro histórias presentes na obra de Lopes Neto: "Contrabandista", "Os Cabelos da China", "Jogo do Osso" e "No Manantial". O curta de estreia, "Contrabandista", conta a história de Jorge Jango – homem que costuma cruzar a fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai para trazer mercadorias, desde panos e armas até água de cheiro. Quando sua filha decide se casar ele vai comprar o vestido de noiva para ela. No dia do casamento todos esperam pela chegada de Jorge Jango, mas antigas desavenças se encarregam de dar um clima trágico para o final de uma festa que nem começou. O curta conta com as atuações de Nelson Diniz, Ingra Liberato e Lindsay Gianoukas.

 

– A série é o Rio Grande em pura essência, em que o fluir das histórias também mostra o cotidiano da vida no campo, nossas manifestações e costumes. É um material e tanto para os educadores abordarem a nossa identidade cultural junto às novas gerações – analisa o diretor Henrique de Freitas Lima.

 

As gravações de Contos Gauchescos foram realizadas em Pelotas, São Gabriel e Piratini com a participação de um grande elenco e mais de seiscentos figurantes. Leonardo Machado, Evandro Soldatelli, Ingra Liberato, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Roberto Birindelli, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy são alguns dos nomes no elenco das quatro histórias. A fotografia é de Eduardo Amorim, trilha sonora de Sérgio Rojas, arte de Adriana Nascimento Borba e figurinos de Coca Serpa. A realização é da Cinematográfica Pampeana.

 

Próximos programas:

21 de setembro: "Os Cabelos da China"

28 de setembro: "Jogo do Osso"

05 de outubro: "No Manantial"

 

 

Em anexo, imagens do curta Contrabandista, da série Contos Gauchescos. Crédito: Divulgação/RBS TV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado