Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz em documentário e show inéditos no SescTV
Os programas vão ao ar no dia 09/03, domingo, a partir das 22h
Foto: Adi Leite
Documentário inédito da série Passagem de Som conversa com o instrumentista, compositor e arranjador baiano Letieres Leite sobre sua pesquisa musical, o afro-jazz e a Orkestra Rumpilezz, de Salvador – BA, concebida por ele. Além disso, a produção, que estreia noSescTV no dia 09/03, domingo, às 22h, acompanha os ensaios do show com o músico e a orquestra para a série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. Max Alvim assina a direção para TV das duas produções.
No documentário, Leite, que é pesquisador da música do candomblé, recorda quando começou a criar suas primeiras composições para a Rumpilezz em 1984, e conta que percebeu que a música instrumental brasileira tem como base dois grandes polos: o samba com suas vertentes e o baião com as sonoridades que o cerca.
Leite também articula sobre como surgiu o afro-jazz; as influências que recebeu de nomes como Hermeto Pascoal, Aloísio do Monte, Tamba Trio e Zumba Trio; a época em que trabalhava como cartunista para jornais; como entrou definitivamente para a música; o objetivo e a criação da Orkestra Rumpilezz, que é regida por ele e formada por cinco músicos de percussão e 14 de sopro; e esclarece a origem do nome da orquestra.
O programa acompanha ainda o maestro até a casa do pianista André Mehmari, onde Leite explica os conceitos do afro-jazz e o sistema de clave para Mehmari. Depoimentos do cantor e compositor Ed Motta também são contemplados no episódio.
Logo após a exibição do documentário, o SescTV estreia o show Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, na série Instrumental Sesc Brasil. Os músicos apresentam as composições A Grande Mãe; O Samba Nasceu na Bahia; Aláfia: Floresta Azul; Dazarábias e Tabuão,todas de autoria do maestro.
Comentários