Rádio Cultura Brasil apresenta especiais sobre Jackson do Pandeiro e frevo
Programas vão ao ar no sábado (1º/3) e domingo (2/3) de carnaval
A Rádio Cultura Brasil (AM 1200 kHz) preparou para o final de semana de carnaval edições especiais dos programas Estúdio F, apresentado por Paulo César Soares, e Bossamoderna, de Tárik de Souza.
O primeiro, que vai ao ar no sábado (1º/3) em dois horários (7h e 19h), resgata a vida e o pensamento musical de Jackson do Pandeiro. Integrante da tríade fundamental da música nordestina, ao lado de Luiz Gonzaga e João do Vale, o rei do ritmo divulgou as sonoridades de sua terra, Paraíba, com destaque para o coco e seus subgêneros. Foi ainda um dos inventores do som do pandeiro. Para deixá-lo com um timbre mais agudo, o artista esquentava o couro e prendia os guizos.
O Estúdio F especial Jackson do Pandeiro toca clássicos como 1 a 1, Chiclete com Banana, O Canto da Ema, e mostra algumas surpresas.
O Bossamoderna do domingo de carnaval (2/3) – no ar às 7h e 19h – oferece um extenso cardápio de canções com influência no frevo. No programa, Francis Hime canta Luar do Japão acompanhado do bandolim elétrico de Armandinho, e Roberta Sá entoa Deixa Sangrar, de Caetano Veloso. O repertório de músicas do gênero nascido em Pernambuco continua com Frevo do canto do povo, do gaúcho Sérgio Napp, e instrumentais como Segura a Peteca, Frango no Trevo, Frevaricando e Vô Alfredo, de Guinga e Aldir Blanc, interpretado pelo Quinteto Villa-Lobos.
A edição ainda apresenta gravações como a de Frevo, do grupo Pitanga em Pé de Amora, e Frevo no. 2 em Recife, de Antonio Maria com interpretação de Maria Bethânia.
Serviço:
Estúdio F – momentos musicais da Funarte
Sábado, 1º de março, às 7h e 19h
Apresentação: Paulo César Soares
Produção: Rádio Nacional – Rio de Janeiro
Bossamoderna
Domingo, 2 de março, às 7h e 19h
Apresentação: Tárik de Souza
Produção: Rádio MEC – Rio de Janeiro
Rádio Cultura Brasil
AM – 1200 kHz
Comentários