O Nome da Rosa é o longa desta semana no Clube do Filme


A TV Cultura também exibe, no mesmo dia, na Matinê Cultura, a animação 800 Léguas pela Amazônia. Ambos nesta quinta-feira (14/5), às 17h30 e às 23h30

 

 

São Paulo, 13 de maio de 2015 – Nesta quinta-feira (14/5), às 23h30, a faixa Clube do Filme leva ao ar o longa adaptado da obra do escritor Umberto Eco, O Nome da Rosa. No mesmo dia, às 17h30, a Matinê Cultura apresenta a animação 800 Léguas pela Amazônia. Vão ao ar na TV Cultura.

O premiado O Nome da Rosa, dirigido pelo francês Jean-Jacques Annaud, gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Em 1327, Guilherme de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. Guilherme de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. Baskerville não partilha desta opinião, mas, antes que ele conclua as investigações, Bernardo Gui, o Grão-Inquisidor, chega ao local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado. Baseada na obra homônima de Umberto Eco, a produção multipremiada é atribuída romantescamente a Aristóteles, e mostra-se uma aventura quase quixotesca. Eco sugere um ambiente no qual as contradições, oposições, querelas e inquisições, no início do século XIV, justificam as ações humanas, as virtudes e os crimes das personagens, monges copistas de uma abadia cuja maior riqueza é o conhecimento de sua biblioteca.

Inspirada no conto do escritor francês Júlio Verne e Integrante da série As incríveis aventuras de Júlio Verne, a animação 800 Léguas pela Amazônia retrata a jornada de João da Costa e sua família pela Amazônia, a bordo do maior barco já construído, o Jangada, uma verdadeira aldeia flutuante. Instalado nessa incrível embarcação, João deixa o Peru para vir ao Brasil, onde, 20 anos atrás, fora condenado pelo roubo de um diamante. Durante a viagem, ele e sua família devem resistir a um ataque de jacarés e também à chantagem do impiedoso Torres, que conhece seu passado. Para poupar a família, João decide revelar sua verdadeira identidade e se entregar à justiça. Poderá, assim, salvar a sua vida e a sua honra?

 

Ficha Técnica 

O Nome da Rosa
Gênero:
Drama
Título Original:
The name of the rose
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Ano: 1986
Origem: Itália
Duração: 115 minutos
Colorido
Elenco:
Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger, Elya Baskin, Michael Lonsdale.
Prêmios:
1988 - BFTA
- melhor ator (Sean Connery)
- melhor maquiagem
1987 - César
- melhor filme estrangeiro
1987 - Bavária Awards
- melhor filme
1987 - Alemanha Awards
- melhor ator (Sean Connery)
- melhor design de produção
1987 - David di Donatello – Itália
- melhor filme
- melhor design de produção
- melhor figurino
- prêmio René Clair para Jean Jacques Annaud

Classificação Indicativa: 16 anos.

As incríveis aventuras de Júlio Verne: 800 léguas pela Amazônia
Gênero:
Animação
Título Original: Jule's Verne Amazing Journeys - 800 Leagues Down The Amazon
Diretor: Jean-Pierre Jacquet
Ano:
2001

País de origem: França
Duração:
50 minutos
Colorido
Classificação indicativa: Livre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado