PROGRAMAÇÃO FUTURA - de 17 a 22 de maio

 


 

No domingo, dia 17/05, meia-noite, a série Olhar Indiscreto traz uma entrevista com Márcio Vasconcelos, sobre o registro da cultura popular africana, e uma reportagem sobre a relação da Biologia com a fotografia.

Na próxima segunda, 18/05, às 20h, a série Destino: Educação Brasil vai até o bairro São Matheus, na capital de São Paulo, para conhecer a Escola Municipal Henrique de Souza Filho (EMEF) – Henfil, que já recebeu o troféu "Destaque Ideb 2013", quando atingiu a pontuação de 5.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além de mostrar as diferentes iniciativas da Henfil, neste episódio, os espectadores vão acompanhar a rotina da estudante Mayara do Nascimento, de 14 anos, dos professores e da diretora da instituição, Aline Souza.

No episódio de Um pé de quê? da próxima terça-feira, dia 19/05, às 22h, Regina Casé vai até Moçambique para conta a história do Pau-Preto, árvore que dá origem às esculturas do povo maconde.

 

 

 

As sinopses:

 

DESTINO: EDUCAÇÃO BRASIL

18/05 – Segunda-feira: Neste episódio da série, o público vai conhecer a rotina da estudante Mayara do Nascimento, de 14 anos, de outros alunos, professores e da diretora Aline Souza, da Escola Municipal Henrique de Souza Filho (EMEF) - Henfil, do bairro de São Matheus, na capital de São Paulo. O colégio se destaca por ter recebido o troféu "Destaque IDEB 2013", quando atingiu uma pontuação de 5.0 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Com um quadro de 39 professores, a Henfil promove diferentes iniciativas para estimular o aprendizado. No projeto "Aluno-Monitor", alunos do ensino Ensino Fundamental II ajudam a criar atividades educativas para estudantes do Ensino Fundamental I. Outro projeto conta com um programa de esporte e cultura dentro do colégio e oferece aulas de xadrez, basquete e teatro no contraturno. Anualmente, a escola realiza também a Festa Africanidades e a Festa Literária, com intuito de aguçar o interesse pela informação de forma lúdica.

 

A série Destino: Educação Brasil – Diferentes Realidades. Diferentes Respostas mostra práticas bem-sucedidas em salas de aula. A educação integral e a contribuição dos pais para a melhoria do ensino e da formação de seus filhos são alguns dos temas abordados na atração. Esta é a segunda temporada do programa, que foi indicado ao Emmy Internacional na edição anterior, em 2011. Os episódios da série ficarão disponíveis no site http://www.destinoeducacao.org.br.

 

Exibição: segunda-feira, 20h

Reprises: quinta-feira, 23h

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

 

UM PÉ DE QUÊ?

Dia 18 de maio, segunda-feira, 22h

BAOBÁ

Para o estrangeiro, a árvore símbolo da África é o baobá. Regina Casé vai até Moçambique e as savanas africanas descobrir nas lendas, nos costumes e nos dialetos a importância dessa árvore grandiosa para a cultura africana. Aproveitando para entrevistar o escritor moçambicano Mia Couto, a atriz procura saber: será mesmo o baobá "a cara" da África?

 

Dia 19 de maio, terça-feira, 22h

PAU-PRETO

Nos planaltos do norte de Moçambique, cresce a Dalbergia melanoxylon, mais conhecida como pau-preto. A apresentadora Regina Casé vai até a região e conhece o povo maconde, que sempre lutou contra secas, guerras coloniais e a dominação de outros povos. Eles sobreviveram a tudo isso e mantiveram viva a sua cultura por amor à arte: as esculturas de pau-preto.

 

Dia 20 de maio, quarta-feira, 22h

CANHO

Há dez mil anos o Canho participa da vida e da cultura dos povos da África meridional. Nesse episódio de "Um pé de que?", a apresentadora Regina Casé participa de uma importante cerimônia aos antepassados, onde o canhoeiro e a bebida produzida por seu fruto são as chaves para relação entre a tradição e o presente.

 

Dia 21 de maio, quinta-feira, 22h

DENDÊ

Os africanos que vieram como escravos para o Brasil no século XVI conseguiram trazer consigo um pouquinho de sua terra natal: o Dendê. As tradições negras foram se consolidando por aqui e, no século XIX, a palmeira já era amplamente cultivada para a produção do óleo de dendê, tempero consagrado da nascente e miscigenada cozinha brasileira. Essa é a história deste "Um Pé de Quê?".

 

Em 15 anos de Um pé de quê?, apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, a série apresentou 138 árvores, do umbuzeiro típico da caatinga à sakura (cerejeira) do Japão. A equipe do programa rodou por 82 cidades no Brasil (em 20 estados) e em sete países como Índia, Moçambique e França. Dos 155 episódios filmados, 120 serão reexibidos no Futura. Criado em 2000, a atração usa a árvore como ponto de partida para explorar, de forma interdisciplinar, ou seja, relacionando diferentes áreas do conhecimento, temas como música, literatura, culinária, geografia, botânica, história e antropologia.

 

Exibição: Segunda a quinta-feira, 22h

Reprises: terça a sexta-feira, 13h

Maratona: domingos, 19h às 21h

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

 

OLHAR INDISCRETO

17/05 – Domingo: Na entrevista, Márcio Vasconcelos comenta seus registros sobre a cultura popular africana. Tem também uma reportagem sobre relação da Biologia com a fotografia, além da foto que marcou Clício Barroso e o quadro "Meu Olhar", com Raquel Gontijo.

 

A série Olhar Indiscreto vai apresentar outras perspectivas da fotografia, dialogando cada vez mais com diferentes cenários e conquistando novos adeptos. Reportagens, curiosidades e entrevistas são realizadas por alunos do curso de Jornalismo da PUC Minas sobre o universo das imagens. Além disso, fotógrafos amadores, ou o próprio telespectador, podem participar das edições enviando fotos para o quadro "Meu Olhar". Após exibição no canal Futura, o programa poderá ser assistido em www.destinoeducacao.org.br.

 

Exibição: Domingo, meia-noite

Duração: 12 min

Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado