Famílias lideram renegociação de dívidas no Brasil



Estudo da MultiCrédito mostra que casais com ao menos um dependente lideram a tentativa de renegociação de pagamentos entre os meses de junho a agosto
 

De acordo com estudo Perfil do consumidor – Renegociação de dívida realizado pela Central de Recuperação da MultiCrédito, as famílias com no mínimo um dependente correspondem a 60% do total de interessados em renegociar suas dívidas no meio de pagamento cheque no País, indicador 20,6 pontos porcentuais superior ao interesse de renegociação em indivíduos sem nenhum dependente (39,4%).

Ainda de acordo com o perfil traçado pela pesquisa, os segmentos que lideram as tentativas de renegociação são os diretamente relacionados ao dia a dia familiar, tais como os de alimentação (17,4%), acessórios automotivos e manutenção (16%), roupas (10,8%) e farmácias e drogarias (10,6%), fator que explica o interesse das famílias em se organizar financeiramente e buscarem eliminar suas dívidas nesse segmento.

A pesquisa revela também que o principal motivo que leva as pessoas a adquirirem dívidas é descontrole financeiro, responsável por 54% da inadimplência total, seguido pelo atraso salarial e empréstimo do nome com 7,4% cada, e queda na renda, com 6,7%.

O valor médio das dívidas acumuladas entre os meses de junho e agosto variou de R$ 200,00 a R$ 499, apresentado por 36% dos consumidores consultados.  Já os rendimentos médios dos clientes que buscaram o serviço de renegociação variam entre 2 e 3 salários mínimos (13,6% dos entrevistados), e entre 3 e 4 salários mínimos (12% dos entrevistados).

A pesquisa Perfil do consumidor – Renegociação de dívida, realizada trimestralmente pelo TeleCheque, serviço oferecido pela MultiCrédito, tem como foco pessoas inadimplentes usuárias do meio de pagamento cheque. O estudo é feito via telefone, e foi realizado com 881 pessoas por meio da Central de Recuperação da empresa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado