Oi Futuro apresenta 11º Festival Internacional de Televisão
Evento será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro no Oi Futuro em Ipanema,
Biblioteca Pública de Niterói, Biblioteca Parque da Rocinha, Arena Dicró, FACHA e Cinemateca do MAM
Rio de Janeiro, 9 de novembro de 2015 – O maior festival de televisão da América Latina, que reúne conteúdo de TV e fomenta a troca de ideias entre produtores e redes de televisão, completa 10 anos em 2015. Idealizado pelo jornalista, produtor e diretor Nelson Hoineff, o Festival Internacional de Televisão (FITV) apresenta uma agenda de Workshops, Palestras e a tradicional Mostra Competitiva de Pilotos. Na Mostra, pilotos de 13 a 30 minutos, enviados por produtores de todo o Brasil, concorrem em cinco categorias: Entretenimento, Ficção, Documentário/Jornalismo, Infantil e Esporte. Com o patrocínio da Oi e RioFilme, com apoio cultural do Oi Futuro, o FITV vai acontecer entre os dias 11 e 15 de novembro na Biblioteca Pública de Niterói, Biblioteca Parque da Rocinha, Arena Dicró, FACHA, Cinemateca do MAM e no Oi Futuro, em Ipanema, simultaneamente. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas meia hora antes do início da programação.
A Mostra Competitiva de Pilotos recebe duas novas categorias em 2015: Infantil e Esporte. Este ano, seis pilotos por categoria serão selecionados por votação do júri oficial do festival, tendo cada gênero um corpo de jurados diferente. O time, que é formado por 13 executivos da TV aberta e paga de todo o Brasil, vai publicar o resultado no site do Festival, no dia 06 de novembro. O prêmio será R$ 5 mil em locação de equipamento na CIA Rio para vencedores de entretenimento, ficção, documentário, infantil e esporte. A Mostra é uma grande oportunidade de networking entre produtores independentes e os principais executivos de programadoras nacionais e internacionais, quebrando limitações e construindo uma nova forma de fazer televisão.
O FITV também traz para o público workshops de Formação de Projeto, Direção, Edição e Roteiro, que serão ministrados em três locais – Biblioteca Parque de Niterói e Rocinha e Arena Dicró. O objetivo é apresentar um panorama diversificado do que está sendo produzido e pensado fora do Brasil, apresentando um primeiro olhar sobre as mais avançadas tecnologias do audiovisual e fomentando discussões de temas atuais. Pela primeira vez, as palestras poderão ser assistidas em tempo real no site e no aplicativo do Festival, que reúne informações sobre o evento e já está disponível para download.
Sobre FITV
O Festival Internacional de Televisão é uma vitrine para o conteúdo audiovisual brasileiro e apresenta a nova safra de programas aos broadcasters e demais profissionais de TV. Considerado o maior festival de televisão da América Latina e o primeiro do ramo em todo o hemisfério sul, o Festival Internacional de Televisão investe na troca de ideias entre os produtores de conteúdo brasileiro e as redes de televisão que operam no país, além de fomentar a discussão sobre a realização televisiva e o panorama atual do veículo. Nesta 11ª edição, o FITV conta com uma programação abrangente, tanto de conteúdo quanto de localização, sem deixar de lado as características que o firmaram como referência no mercado televisivo.
O FITV traz para o público um panorama diversificado do que está sendo produzido e pensado fora do Brasil, apresentando um primeiro olhar sobre as mais avançadas tecnologias do audiovisual e fomentando discussões de temas atuais através de encontros, seminários e workshops.
O evento vai acontecer no Oi Futuro em Ipanema, na Arena Dicró, na Biblioteca Parque Rocinha, Biblioteca Parque Niterói, Cinemateca do MAM Museu da República e FACHA. As atividades acontecerão entre os dias 11 e 15 de novembro.
Em 2015, o festival traz a Mostra Competitiva de Pilotos, o Fórum de Estudos Televisivos e Workshops. As inscrições para a Mostra Competitiva de Pilotos estão abertas até o dia 26 de outubro, em cinco categorias: Entretenimento, Ficção, Documentário/Jornalismo, Infantil e Esporte.
Sobre Nelson Hoineff
Jornalista, diretor de televisão e produtor. Em televisão, dirigiu o departamento de Programas Jornalísticos da Rede Manchete e foi diretor de programas jornalísticos no SBT, Rede Bandeirantes, GNT, TV Cultura e TVE do Rio, onde também atuou como consultor de programação. Atualmente é coordenador do curso de Radialismo (Audiovisual) da Faculdade de Comunicação Helio Alonso (FACHA) onde leciona desde 1993. Leciona também Televisão Digital em MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade Cândido Mendes, ambas no Rio. Em março de 2014 iniciou a produção de um novo documentário de longa-metragem, "82 Minutos", sobre a construção do Carnaval 2015 da Portela. O filme foi concluído em maio de 2015 e será lançado nacionalmente em 2016.
Comentários