TV Aparecida mostra a realidade da exploração de mineradoras em Minas Gerais

 

norte-de-minas01-pqHá menos de 5 meses, a TV Aparecida exibiu uma reportagem especial sobre os desafios da Igreja Católica, na região que fica a 425 km da capital mineira.
  
Uma das equipes de jornalismo da emissora, esteve em algumas cidades do estado e presenciou a realidade da exploração de ouro, a luta dos pescadores para garantirem seus alimentos e, ainda, a exploração de eucaliptos, onde os exploradores se apropriam das terras.
 
Nesta terça (10), a emissora reapresenta o especial, às 23h00, logo após o programa Aparecida Sertaneja, neste momento onde todo o país sofre e se solidariza com os mineiros após a tragédia da semana passada.
 
O vídeo completo da reportagem pode ser acessado neste link.
 
 
 
Sobre o desastre de Mariana-MG
 
 
norte-de-minas02-pqO Brasil inteiro ficou chocado com o desastre em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, região central do estado de Minas Gerais, na última quinta-feira (5).
 
O rompimento das barragens de Fundão e Santarém, entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, ao se romperem, liberaram uma onda de lama que teria chegado a 2,5 metros de altura, e a enxurrada de lama inundou inúmeras casas.
 
A tragédia em Mariana já é considerada o maior desastre ambiental de Minas Gerais e mais de 500 pessoas ficaram desabrigadas nos distritos atingidos pela lama. Cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água foram liberados após o rompimento. 
Foram destruídas 158 das 180 casas do distrito de Bento Rodrigues.
 
De acordo com a nova atualização da Defesa Civil, 25 pessoas ainda estão desaparecidas e dois corpos foram encontrados: o primeiro foi o de Claudio Fiuza, de 40 anos, que teve um mal súbito após o rompimento da barragem. O segundo foi encontrado nesta madrugada (09) e foi identificado como Sileno Narkievicius de Lima, de 47 anos, que trabalhava como motorista de uma empresa que prestava serviços para a mineradora.
 
As causas do rompimento ainda estão sendo apuradas. Mais de 200 pessoas fazem parte da força-tarefa para encontrar desaparecidos, reunindo bombeiros de Belo Horizonte, Itabirito e Ouro Preto, integrantes da Defesa Civil e do Exército.
Solidariedade em ação: 
 
A população brasileira está sendo muito solidária após o desastre ambiental que aconteceu no distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana-MG. Uma grande rede de solidariedade se formou e agora as doações de mantimentos, roupas e colchões para os afetados pela tragédia chegou ao limite. 
 
De acordo com a Prefeitura Municipal de Mariana, já foram recolhidos número satisfatório de donativos e pedem que as doações sejam suspensas. No momento, estão sendo recebidas apenas doações financeiras, nas contas que a prefeitura da cidade abriu para arrecadar fundos e ajudar as famílias.
 
 
 
As doações podem ser feitas através seguintes contas:
 
Banco do Brasil -  CNPJ: 18.295.303/0001-44 - Agência 2279-9, Conta Corrente: 10.000-5.
 
Caixa Econômica - Agência: 1701, Operação: 013, Conta Poupança: 100-2.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado