Arte 1 estreia série documental“Saudade”
Ao longo de oito episódios, obra explora o significado da palavra que só existe na língua portuguesa
O diretor Zé Celso é um dos entrevistados
No dia 6/4, às 20h30, o canal Arte 1estreia a série documental "Saudade", com direção de Paulo Caldas e Barbara Cunha.
Coprodução do canal Arte 1 com aAcademia de Filmes, a obra de oito episódios busca o significado da palavra que só existe na língua portuguesa. Por meio da arte e vista pelos olhos de grandes artistas lusófonos contemporâneos, a série tenta esclarecer o que compõe esse sentimento e seu conceito.
Rodada entre 2014 e 2017, a produção é resultado de viagens por Brasil, Angola, Portugal e Alemanha, e traz conversas com personalidades como o diretor de teatro paulista Zé Celso, o cineasta luso-brasileiro Ruy Guerra e a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade.
Com quase 300 horas de entrevistas realizadas, a série faz parte de um projeto híbrido que inclui um filme homônimo que estreou na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2017.
Seguem as sinopses dos episódios:
Muitas Saudades
O episódio mostra a interferência do sentimento na obra e na vida de artistas lusófonos e revela como cada um expressa a palavra de forma pessoal, demonstrando que não existe apenas um único significado.
Olhar e Saudade
O segundo episódio explora o sentimento através da visão de artistas que lidam diretamente com a imagem em suas obras. São eles: o cineasta luso-brasileiro Ruy Guerra, o diretor e artista visual cearense Karim Aïnouz, os fotógrafos paulistanos Bob Wolfenson e Alex Flemming, a fotógrafa carioca Cláudia Jaguaribe, o pintor paraibano João Câmara, e o artista visual português João Louro.
Música e Saudade
O terceiro episódio expõe a potência da música sobre "saudade" para a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, para o compositor pernambucano Otto, para o músico e ator paranaense Arrigo Barnabé, para o músico e escritor paulistano Arnaldo Antunes e para o sergipano DJ Dolores.
Lugar e Saudade
A arquiteta angolana Ângela Mingas, a artista visual portuguesa Grada Kilomba e o arquiteto brasileiro Marcelo Ferraz descrevem como a sensação de pertencimento a um determinado local interfere na produção criativa.
Corpo e Saudade
No quinto episódio, a coreógrafa carioca Deborah Colker, o diretor teatral paulista Zé Celso e a dançarina portuguesa Olga Roriz definem como a saudade está presente na produção artística que utiliza a expressão corporal.
Sentidos e Saudade
O sexto episódio se dedica a saudade do cheiro, do sabor e da pele, exposta pelo chef português Vítor Sobral, pelo chef pernambucano André Saburó e pelo artista visual César Santos.
Morte e Saudade
A finitude e o luto deixam o sentimento mais dramático e urgente nas palavras do cineasta Ruy Guerra, da arquiteta Ângela Mingas, do diretor teatral Zé Celso, da escritora carioca Adriana Falcão, e do artista visual paulistano Mozart Fernandes.
Amor e Saudade
Sentimentos que se misturam e coexistem, amor e saudade estão presentes na vida e produção artística da coreógrafa Deborah Colker, do diretor Karim Aïnouz, do cantor Otto, da escritora Adriana Falcão, do poeta pernambucano Antonio Marinho, e do cineasta recifense Lírio Ferreira.
Série "Saudade"
Estreia: 6 de abril, às 20h30
Episódios inéditos às sextas-feiras, às 20h30
Reprises: sábado, às 14h30; domingo, às 10h; terça-feira, às 19h; e sexta-feira às 12h.
Classificação indicativa: Livre
Comentários