Espetáculo inédito de dança Quebrakovsky – The Nuts Talent Show é exibido no SescTV


 

Apresentada em duas partes, a montagem do Balé da Cidade de São Paulo integra a temporada 2018 da série Dança Contemporânea 



Foto: Alex Ribeiro/Visor Mágico.


SescTV estreia, no dia 6 de abril, às 21h, o espetáculo Quebrakovsky – The Nuts Talent Show - Partes 1 e 2, interpretado pelo Balé da Cidade de São Paulo e coreografado por Alex Soares. A dança faz uma releitura do balé O Quebra-Nozes, composto pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, em 1892. A história original é baseada no conto O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, do escritor Ernst Theodor Hoffmann. Com direção geral de Antônio Carlos Rebesco, a apresentação dá continuidade à nova temporada da sérieDança Contemporânea, lançada no mês de março (assista também emsesctv.org.br/aovivo).

 

A montagem transita entre as linguagens da dança, música e cinema, como explica Alex em Quebrakovsky - The Nuts Talent Show - Parte 1. "Eu sempre me interessei por espetáculos com vídeos e projeções. Estudei cinema e meu foco sempre foi fundir essa arte à dança". Segundo ele, a escolha da coreografia foi influenciada pela qualidade musical e popularidade da trilha sonora de O Quebra-Nozes. A atração interpretada pelo Balé da Cidade de São Paulo narra a jornada de Clara, uma garota habituada a relacionamentos virtuais e dependente de inovações tecnológicas, mas que no decorrer da história vai aprendendo novas formas de se relacionar.

 

Em Quebrakovsky - The Nuts Talent Show - Parte 2, Alex comenta que o espetáculo é resultado de uma pesquisa feita por ele, sobre o universo que rondava a estreia da obra original O Quebra-Nozes, em 1892. Na versão contemporânea, Tchaikovsky é o boneco Quebra-Nozes, personagem que interage com a obra e expõe seus pontos de vista. "Faço uma crítica ao entendimento da franquia que se tornou o espetáculo, visto todo final de ano no mundo inteiro", explica Alex. Na produção, a ordem das peças elaboradas possibilita o desenvolvimento de uma dramaturgia peculiar à históriaNela, os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo desenvolvem um trabalho teatral raramente feito pela companhia.

 

Gravada no Theatro Municipal de São Paulo, em novembro de 2016, a montagem conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal.

 

Quebrakovsky – The Nuts Talent Show, Partes 1 e 2, integra a nova temporada da série Dança Contemporânea, exibida assextas-feiras, às 21h, pelo SescTV. As novas produções têm curadoria de Nirvana Marinho, doutora e teórica de dança, e Cláudia Garcia, coordenadora de programação do Sesc São Paulo. Os 13 novos programas seguem o mesmo pressuposto dos anteriores: estimular a reflexão sobre os rumos estéticos e conceituais da dança contemporânea na televisão. Além disso, revelam curiosidades a respeito das técnicas aplicadas na elaboração de um espetáculo de dança.

 

Os próximos episódios a serem exibidos na série Dança Contemporânea trazem coreografias como: Eu Por Detrás de Mim,de Ana Bottosso, com a Companhia de Danças de DiademaOs Corvos, com coreografia, direção e interpretação deLuis Ferron e Luis ArrietaGuarde-me,dirigida e coreografada por Márcia Milhazes, com Márcia MilhazesMemória e Preludiando, duas coreografias encenadas pelo Ballet Stagiume Obrigado por Vir, com concepção e direção de Key Sawao e Ricardo Iazetta, com a   Key Zetta & Cia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado