Mostra Cinema de 68: Canal Brasil reúne produções nacionais do ano que não terminou

bandido da luz vermelha
 

Rodrigo Fonseca conversa com artistas envolvidos nos filmes antes de cada exibição


1968 ficou conhecido como o ano que não terminou – tempo de revoluções políticas, culturais e sociais que transformaram o Brasil e o mundo definitivamente. Passados 50 anos, Canal Brasil revisita a época e exibe, a partir de 02 julho, a "Mostra Cinema de 68", com sete longas fundamentais para a história do cinema brasileiro – e que comemoram meio século de vida em 2018. Antes de cada sessão, que acontece sempre às segundas, às 19h30, o jornalista e crítico Rodrigo Fonseca recebe um artista envolvido na produção para uma entrevista. Os filmes e convidados são: O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla (entrevistada: Helena Ignez); O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dhal  (entrevistada: Maria Lucia Dahl); Copacabana Me Engana, de Antonio Carlos da Fontoura (entrevistado: Antonio Carlos Fontoura); Edu, Coração de Ouro, de Domingos Oliveira (entrevistado: Domingo de Oliveira); Fome de Amor, de Nelson Pereira dos Santos (entrevistado: Luiz Carlos Lacerda); Lance Maior, de Sylvio Back (entrevistado: Sylvio Back); e Capitu, de Paulo Cesar Saraceni (entrevistado: Othon Bastos).
 
 
MOSTRA CINEMA DE 68
Início: Segunda, dia 02/07, às 19h30
Horário: Segundas, às 19h30
 
O Bandido da Luz Vermelha (1968) (92')
Horário: Segunda, dia 02/07, às 19h30
Classificação: 16 anos
Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: Livremente adaptado de uma história real, o filme conta a saga do assaltante de residências de luxo de São Paulo que ficou conhecido como Bandido da Luz Vermelha (Paulo Villaça) – já que, durante os roubos, ele carregava uma lanterna vermelha. Apesar dos esforços da polícia para prendê-lo, ele circula sem problemas e acaba se envolvendo com a sensual Janete Jane (Helena Ignez).
 
O Bravo Guerreiro (1968) (78')
Horário: Segunda, dia 09/07, às 19h30
Classificação: 14 anos
Direção: Gustavo Dahl
Sinopse: Miguel Horta (Paulo Cesar Pereio), jovem deputado da oposição, decide mudar de partido para se infiltrar no governo, achando que só assim poderá ajudar na causa pública. Numa manhã, ele recebe a visita de um cabo eleitoral, que lhe alerta sobre a tentativa de alguns pelegos de derrubar a diretoria do Sindicato, tendo como motivo um projeto de lei de sua autoria. A partir disso, Miguel percebe que será preciso tomar atitudes muito mais drásticas para realizar o seu sonho.
 
Copacabana me Engana (1968) (96')
Horário: Segunda, dia 16/07, às 19h30
Classificação: 14 anos
Direção: Antônio Carlos da Fontoura
Sinopse: Um retrato da burguesia da Zona Sul carioca dos anos 60. Marquinhos (Carlo Mossy) é um jovem alienado e ocioso, que vive em Copacabana com os pais e o irmão Hugo (Cláudio Marzo). Sem trabalhar ou estudar, está sempre envolvido em farras e bebedeiras com sua turma de amigos. Certo dia, numa lanchonete, depara-se com a vizinha Irene (Odete Lara). Os dois trocam olhares e começam a namorar, mas a mulher, bem mais experiente, logo se sente entediada com a imaturidade do rapaz e acaba se envolvendo com Alfeu (Paulo Gracindo), um ex-namorado que volta a procurá-la.
 
Edu, Coração de Ouro (1968) (85')
Horário: Segunda, dia 23/07, às 19h30
Classificação: 12 anos
Direção: Domingos Oliveira
Sinopse: Pelas ruas de Ipanema, o simpático Edu (Paulo José) vive divertidas histórias ao se envolver com as mais diferentes mulheres. O rapaz tenta conquistar uma solitária garota, namora uma jovem vinda do interior e, por vezes, se encontra com uma ou outra moça casada. Mas, ao conhecer a misteriosa Tatiana (Leila Diniz), o galã descobre como é ser verdadeiramente fisgado.
 
Fome de Amor (1968) (74')
Horário: Segunda, dia 30/07, às 19h30
Classificação: 18 anos
Direção: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: Mariana (Irene Stefânia) é uma brasileira que mora em Nova York. Ela conhece Felipe (Arduíno Colassanti), também brasileiro. Eles se casam e voltam para o Brasil para viver em uma ilha. Mas ela percebe que seu marido é um mentiroso quando o casal Ulla (Leila Diniz) e Alfredo (Paulo Porto) aparecem na ilha, que Felipe dizia ser sua, demonstrando serem os verdadeiros donos do lugar. Alfredo, que é cego, surdo e mudo, encanta Mariana. Até que ela suspeita que Ulla e Felipe são amantes e planejam matá-la para ficar com seu dinheiro.
 
Lance Maior (1968) (98')
Horário: Segunda, dia 06/08, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Sylvio Back
Sinopse: Mário (Reginaldo Faria), um bancário e estudante universitário, enfrenta, ao mesmo tempo, uma greve no emprego, uma crise pessoal de identidade e a dúvida entre o engajamento político e a ambição. Sua vida emocional também é confusa. Ele não consegue se decidir entre duas garotas: Cristina (Regina Duarte), rica, feliz, liberal e a comerciária e militante política Neusa (Irene Stefânia), sensual, mas inexperiente, cujo maior desejo é escapar da condição humilde da sua família. Os três, típicos representantes de uma inquieta juventude, buscam seu lugar ao sol, armando um jogo diabólico no qual as peças são seus corpos, ansiosos por amor e aventura.
 
Capitu (1968) (104')
Horário: Segunda, dia 13/08, às 19h30
Classificação: Livre
Direção: Paulo Cézar Saraceni
Sinopse: Namorados desde a infância, Bentinho (Othon Bastos) e Capitulina (Isabella Campos) levam uma vida tranquila depois de casados. Eles têm poucos amigos próximos, e apenas Ezequiel Escobar (Raul Cortez) e sua mulher, Sancha (Marília Carneiro). Com o tempo, no entanto, Bentinho começa a desconfiar da postura e da amada Capitu com o amigo. Mesmo assim, quando o filho do casal nasce, recebe o nome de Escobar. Após a morte de Escobar, a situação piora e Bentinho vê no filho os traços do amigo morto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado