“CHER E O ELEFANTE SOLITÁRIO” TEM ESTREIA GLOBAL NESTE DIA DA TERRA, NO SMITHSONIAN CHANNEL

Documentário acompanha a luta da atriz e cantora norte-americana Cher para salvar Kaavan, "o elefante mais solitário do mundo"  

Smithsonian Channel (Claro 590/ BluTV 384) exibe nesta quinta-feira, 22 de abril, às 22h, o documentário Cher e o Elefante Solitárioque acompanha a jornada para libertar Kaavan, um elefante asiático que passou a maior parte de sua vida sozinho, em cativeiro, no Paquistão. Cher atua ao lado de um grupo de veterinários e entidades que prestam apoio aos animais para garantir que Kaavan seja libertado e transferido em segurança para seu novo lar: um refúgio de elefantes no Camboja. Toda a emoção e desafios enfrentados numa complexa operação de resgate, em plena pandemia de Covid-19, são documentados pela produção. A logística envolve o arriscado transporte aéreo de uma criatura de quatro toneladas, em sete horas de voo, num trajeto de 3.700 quilômetros.

 

A situação de Kaavan ganhou atenção mundial em 2016, quando Cher aderiu a uma campanha nas redes sociais com o intuito de garantir melhores condições de vida para o elefante. Logo após seu nascimento, no Sri Lanka, em 1985, Kaavan foi enviado ao Paquistão, num gesto diplomático entre as duas nações. O animal viveu 35 anos no Zoológico Marghazar, em Islamabad, capital paquistanesa. Em 1990, Kaavan ganhou uma companheira: a elefante Saheli, trazida de Bangladesh. Mas, desde a morte de Saheli, em 2012, Kaavan vivia sozinho, o que tornava sua situação extremamente difícil.

 

"Fiquei sabendo da história de Kaavan pelas pessoas que me seguiam no Twitter. Elas não paravam de dizer: 'Cher, você tem que fazer alguma coisa, você tem que dar um jeito,  precisa salvá-lo'. E eu ficava imaginando como poderia ajudar, como poderia salvar um elefante que estava a milhares de quilômetros de distância", contou Cher. 

 

Kaavan passou quase 20 anos acorrentado em um pequeno galpão sob o sol escaldante de Islamabad. Suas precárias condições de vida desencadearam sérios problemas de saúde, incluindo depressão, psicose e obesidade. Após a morte de Saheli, por negligência, Kaavan tornou-se uma espécie de símbolo dos animais que sofrem maus tratos em cativeiro, gerando alvoroço nas redes sociais. Diante da situação, Cher cofundou a organização Free The Wild, ao lado de Mark Cowne, Gina Nelthorpe-Cowne e Jennifer Ruiz, para impulsionar o movimento. Cher também gravou a música "Walls" para dar voz aos crescentes apelos para a libertação de Kaavan.

 

A iniciativa culminou na decisão tomada em maio de 2020, pela Suprema Corte do Paquistão, de libertar Kaavan.Trabalhando em conjunto com a organização pelo bem-estar animal Four Paws International e seu veterinário, Amil Khalil, a Free the Wild identificou um possível destino, no Camboja, para Kaavan. Tudo estava sendo organizado para garantir o sucesso da operação, mas, conforme os desafios logísticos se acumulavam, Kaavan entrava numa fase agressiva, causada por picos de testosterona, colocando em dúvida a segurança de seu transporte. Em novembro passado, às vésperas do resgate, Cher voou ao encontro de Kaavan, no Paquistão, e tammém acompanhou sua chegada ao Camboja.

 

"Estava com medo, mas tinha feito uma promessa e iria cumpri-la. No começo, não imaginava que um dia chegaria perto de Kaavan, que seria possível realizar tanto. Agora, sei que é viável e quero continuar fazendo coisas do tipo", declarou Cher.

 

Cher e o Elefante Solitário é produzido pela Nutshell TV Ltd. e Two Wise Monkeys Entertainment para o Smithsonian Channel e Terra Mater Factual Studios. Atuam como produtores executivos Mike Kemp, pela Nutshell TV Ltd.; Phil Fairclough, pela Two Wise Monkeys Entertainment; Susanne Lummer, pela Terra Mater Factual Studios; e Tria Thalman e Charles Poe, pelo Smithsonian Channel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado