TV CULTURA ESTREIA NOVO PROGRAMA COM BONECOS: O PIANO MÁGICO DA JU


Foto Nadja Kouchi




COM JULIANA D'AGOSTINI, PRODUÇÃO INFANTIL TRAZ FIGURAS COMO MOZART, TCHAIKOVSKY, BEETHOVEN E CHIQUINHA GONZAGA


Consagrada por sua programação infantil e por produções com bonecos, a TV Cultura estreia na próxima segunda-feira (26/4)O Piano Mágico da Ju. Na atração, Juliana D'Agostinimusicista brasileira, pianista e solista reconhecida internacionalmenteinterage e divide superaventuras com os bonecos, que são os compositores Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Chiquinha Gonzaga e outras personalidades do universo erudito.

O Piano Mágico da Ju, que consegue levar a música erudita de forma simples e atraente, e insere as crianças nesse universo divertido, cheio de histórias, estará na programação da TV Cultura de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 11hinédito, e às 16h, com representação do episódio. E também poderá ser visto em breve no canal por assinatura TV Ra Tim Bum.


O cenário

A produção é gravada no Teatro Franco Zampari, pertencente à TV Cultura. O cenário do programa assume que todos estão em um teatro, o que traz liberdade para os temas. O palco tem um cenário amplo e diversificado, que mostra os bonecos se movimentando por todo o espaço. Em destaque está o piano de cauda branco, onde Ju e os bonecos se reúnem para tocar, cantar e conversar. Segundo a diretora Bete Rodrigues, o cenário foi pensado para recriar locais que a Ju visitou quando criança, como concertos, peças e musicais. "Assim, ela chega em um teatro desativado e relembra muitas memórias afetivas e emocionais quando reencontra peças, restos de cenários antigos, fotos dos compositores e o piano, que abre para ela tocar. A lenda desse piano diz que ele estava esperando a pessoa que merecesse tocá-lo. E quando a Ju toca o piano, os gênios da música ganham vida e vêm viver aventuras nesse lugar", explica.


A trilha e os compositores

A trilha sonora é muito especial. Conduzida por um time de compositores, músicos, maestros e técnicos, sob o comando criativo de Juliana D'Agostini, é um ponto forte do programa. A trilha empolga e envolve as crianças, trazendo as músicas para a realidade do universo infantil. O programa é 100% musical, do início ao fim de cada episódio.

Juliana comenta que a ideia da trilha sonora foi de escolher hits da música clássica, colocar batida pop e letra, e deixar as canções divertidas. "Mais à frente, colocaremos coreografia, que é um jeito das crianças assimilarem, cantarem as músicas e se interessarem pelas histórias dos compositores. Se queremos mudar, precisamos começar a colocar novos ídolos nas cabeças das crianças. Nada mais certo do que colocar um ídolo que já é ídolo, como Beethoven e Mozart. Tem tantos personagens que as crianças se apaixonam, então, se a gente transformar Mozart em um personagem, elas vão se apaixonar e se interessar por essa história".

Nesse universo de O Piano Mágico, outros compositores e personagens, todos bonecos, aparecem durante a temporada: Bach, Anna Bach, Vivaldi, Guido d'Arezzo, Clara Schumann, Brahms, Havel, Saint-Saens e a brasileira Chiquinha Gonzaga, entrando no universo da música nacional, dando sinais do que virá para a próxima temporada.


Os manipuladores

A equipe de bonequeiros é das mais experientes do Brasil, com trabalhos reconhecidos, inclusive em produções da TV Cultura. Dá para perceber uma cumplicidade e uma troca grande ente os personagens bonecos e a Ju, o que dá uma naturalidade e deixa tudo engraçado e fluido.

Os bonequeiros são Aline Vasconcelos, Sergio Pirajá, Paulo Henrique dos Santos e André Damiliano, que trabalha em produções na TV Cultura desde 2013, como Cocoricó, Vila Sésamo, Que Monstro te Mordeu e Tá Certo!.


A Origem de O Piano Mágico da Ju

A relação da pianista com o público infantil surgiu com seu programa O PIANO MÁGICO DA JU, que realizou diversas apresentações e oficinas em escolas públicas do Estado de São Paulo. "O projeto nasceu da minha paixão em educar e tornar acessível a música de alta qualidade técnica e artística para crianças e jovens brasileiros. É muito gratificante acompanhar os resultados do projeto, que já atendeu mais de 20 mil crianças".


Quem é Juliana D'Agostini

Pianista, concertista, compositora e cantora, passou por renomadas universidades de música como Juilliard School - Nova York, New England Conservatory - Boston, Conservatorie de Paris, Hochschule für Musik "Hanns Eisler" - Berlin, Arizona State University - Arizona e USP - Brasil. Tocou e dirigiu séries em grandes salas de concerto como Carnegie Hall, Alla Scala e Musikverein.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado