Ciclo INTER-AGIR encerra série de quatro encontros com mostra cênica no Oi Futuro


·         Palco do centro cultural no Flamengo será ocupado por performers, atores e artistas transmídia que tiverem selecionadas suas propostas de cenas sobre inquietações e urgências no mundo contemporâneo, dentro da "Mostra In Cena Múltiplos Palcos";

  • As inscrições das cenas, que deverão durar 15 minutos, precisam ser enviadas para mostra@ciclointeragir.com.br junto à resposta de, no máximo,10 linhas, para a pergunta "Qual a sua urgência? O que te inquieta a ocupar a cena e que transformação quer provocar?"
  • O painel multidisciplinar "Inter-Agir – na rua, na rede, na cena contemporânea" reuniu, desde setembro, pensadores e artistas estrangeiros como Gilles Lipovetsky, Michel Maffesoli e Florian Thalhofer em três debates, realizados desde setembro, que também contaram com performances

O "Inter-Agir – na rua, na rede, na cena contemporânea", ciclo de debates e performances realizado no Oi Futuro, desde setembro, encerra sua programação neste mês de dezembro com a "Mostra In Cena Múltiplos Palcos", que será realizada no dia 4 de dezembro, a partir das 14h, no teatro do centro cultural do Flamengo. 

A ação multicultural foi concebida pela produtora e pesquisadora Ana Lúcia Pardo e é realizada no Oi Futuro, no Flamengo, com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 A ideia, segundo Ana Lúcia Pardo, é abrir o espaço do Oi Futuro para os novos artistas com novas linguagens apresentarem "sua provocação, seu chamamento à ação, à atitude e à urgência." Vale qualquer tipo de performance: a teatral, a poética, a de novas linguagens e intervenções artísticas. Para ela, a mostra é ainda "um instantâneo do agora, mais que uma vitrine de talentos; o que quero captar é o movimento, a inquietação, a vontade, a força viva de uma atitude que se lança e que é compartilhada ao ocupar a cena".

 

As perguntas formuladas pela curadoria – "o que te move, o que te instiga a ocupar o espaço cênico, que atitudes e urgências gostaria de compartilhar e que transformações poderiam propor neste espaço reinventado?" – devem ser respondidas junto à inscrição das cenas, que podem ser enviadas, até primeiro de dezembro, para o e-mail mostra@ciclointeragir.com.br. A resposta deve ser enviada junto com a ficha de inscrição que pode ser baixada neste linkMais informações: www.ciclointeragir.com.br.

 O "Inter-Agir" terá uma comissão de seleção das cenas. A produção oferecerá estrutura de luz, som e projeção, a ser detalhada após a aprovação das propostas.

 O que é o "INTER-AGIR"

 A proposta do ciclo "Inter-Agir" foi, ao longo destes quatro meses de 2012, trazer para o debate público e a cena contemporânea a potencialidade da prática, da ação e do movimento cultural, com reflexões e criações a partir de duas questões fundamentais que atravessam e se misturam: interação e atitude. Artistas, criadores e pensadores da moderna cultura multimídia digital passaram pelo Oi Futuro para questionar, discutir e apresentar suas ideias.

 

No último mês, o artista multimídia alemão Florian Thalhofer desenvolveu ao longo de cinco dias uma oficina sobre o Sistema Não Linear Korsakow, para fazer documentários cinematográficos não lineares. Mais de vinte alunos fizeram a oficina experimentando o software criado por Florian e cinco projetos de cinema se concretizaram. 

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.  


Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.  

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou,por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado