“Entre Fronteiras” acompanha trajetória de refugiado sudanês
Episódio inédito será exibido no fim de semana no Canal Futura
Em "O Primeiro Voo de Amer", o documentarista Luís Nachbin conhece o sudanês Amer Ibrahim Armed, sobrevivente do genocídio de Darfur, em um campo de refugiados na Tunísia. A poucos dias do fechamento do abrigo, que pode deixar centenas de pessoas sem rumo, Amer é um dos convidados para começar uma nova vida nos Estados Unidos. O episódio é a crônica dessa longa viagem e será exibido nesta sexta-feira, dia 5, às 19h30. O programa será reprisado no sábado, 21h30, e no domingo, 13h30.
A província sudanesa de Darfur sofre com o conflito armado movido pela disputa de terras e poder que já vitimou, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 300 mil civis em 10 anos. Para fugir da guerra, Amer saiu do Sudão e foi para a Líbia. Diante dos embates no país, que levaram à queda do governante líbio Muammar Kadafi, o jovem procura refúgio no campo de Shousha, na Tunísia, onde vivem cerca de mil sobreviventes. Após dois anos no local, Amer recebe a chance de sair do isolamento e viver em paz nos Estados Unidos.
Nesta temporada de Entre Fronteiras, Luís Nachbin, acompanhado apenas de sua câmera, atravessou o oceano Atlântico para retratar os diferentes povos, idiomas e costumes da África, marcada pelo escravismo e pela dominação imperialista. O jornalista apresenta histórias surpreendentes e heróis do cotidiano, que contribuem para a construção de um olhar original e sensível sobre um continente tão presente na história e na memória coletiva do Brasil.
Entre Fronteiras - África é fruto da parceria entre Canal Futura, Turner e Matrioska Filmes.
Entre Fronteiras – África
Sextas-feiras, 19h30
Reprises: sábados, 21h30 e domingos, 13h30
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Comentários