América Latina em foco na tela do Futura
No mês de novembro, Canal exibe duas séries de documentários sobre países da região: uma produzida pela TV Al Jazeera, do Catar, e outra realizada em parceria com Corporación Canal Universitario de Antioquia, da Colômbia
O Canal Futura apresenta em novembro duas séries documentais que debatem o desenvolvimento de países da América Latina em diferentes áreas – social, cultural e científica. As atrações mostram o olhar de diretores da região sobre a realidade local levando em conta as influências globais.
No dia 18 (segunda-feira), às 20h30, "Viewfinder – Uma Janela para a América Latina", produzido pela TV Al Jazeera e distribuído pela TAL, chega à tela do Futura e de mais quinze emissoras do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Uruguai. O capítulo de estreia, "Braços Abertos Portas Fechadas", traz à tona a questão da imigração em território brasileiro ao acompanhar os desafios enfrentados pelo angolano Badharo em sua experiência no Rio de Janeiro. Nas semanas seguintes, mais quatro episódios, com 30 minutos de duração cada, serão exibidos: "Casas recicladas", da Bolívia, "Aulas de Teatro", da Colômbia, "Olhares" e "Sobre Rodas", ambos do México.
Em parceria com a instituição colombiana Corporación Canal Universitario de Antioquia, o Futura lança o "GPS – Rota da Investigação" no dia 26 (terça-feira), às 19h30. A série conta as histórias de pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento científico na América Latina. O objetivo do programa, composto por episódios com 30 minutos cada, é divulgar pesquisas no campo da ciência, da tecnologia e da inovação e as suas contribuições sociais e econômicas para a região. A exibição será semanal, às terças-feiras.
O primeiro documentário mostra pesquisas relacionadas à piscicultura de trutas, que gera centenas de empregos na Colômbia. Dois episódios foram coproduzidos pelo Futura: um projeto voltado para o cultivo marinho de macroalgas e seus benefícios e um aquecedor solar de baixo custo que pode ser reproduzido em larga escala.
Viewfinder - Uma Janela Para a América Latina
Estreia: 18 de novembro, segunda-feira, 20h30
Exibição: segundas-feiras, 20h30
Reprise: terça-feira, 3h
Duração: 30 min
Classificação indicativa: livre
GPS – Rota da Investigação
Estreia: 26 de novembro, terça-feira, 19h30
Exibição: terças-feiras, 19h30
Reprise: sábado, 16h30
Duração: 30min
Classificação indicativa: livre
Sinopse "Viewfinder – Uma Janela para a América Latina"
Dia 18 de novembro
Braços Abertos Portas Fechadas
O grande boom econômico do Brasil transforma muitas vidas e também atrai imigrantes de todo o mundo, como os de Angola, ex-colônia portuguesa. Esperando encontrar um ambiente multicultural e acolhedor, o imigrante angolano Badharo se depara com muitos obstáculos no Rio de Janeiro, inclusive o racismo. Assim, ele se volta para a música para expressar seus sentimentos de decepção, dor e indignação. Frente à trágica morte de uma jovem estudante angolana, o episódio mostra as frustrações de Badharo e sua família, ao descobrirem que os sonhos brasileiros vão de encontro a uma realidade muito diferente.
País: Brasil
Diretoras: Juliana Borges e Fernanda Palacow
Sinopse "GPS – Rota da Investigação"
26 de novembro
Silagem de Piscicultura – Popayán
GPS viaja para conhecer a Cidade Branca: Popayán. Entre montanhas frias do sudoeste da Colômbia, a equipe do programaencontra uma criação de trutas, que gera empregos para centenas de famílias e recursos econômicos aplicáveis em toda região tropical.
Comentários