Base de clientes de TV por assinatura cresce 12,24% em 12 meses
Com 17,9 milhões de clientes, a base de assinantes dos serviços de TV paga cresceu 12,24% no período de novembro de 2012 a novembro de 2013. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE1, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 56,3 milhões de brasileiros. Veja abaixo a comparação entre os meses de novembro de 2012 e de 2013, por Unidade da Federação e por Região.
Em 2013, a base de assinantes cresceu 8,61% (de 16,5 milhões de clientes em janeiro para 17,9 milhões em novembro). TecnologiaOs serviços de TV por Assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo - TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite - DTH). Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite.
Grupos econômicosOs grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias. Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos, em que se destaca a participação significativa de mercado de Net/Embratel.
Densidade de TV por assinaturaO indicador "Densidade dos Serviços de TV por Assinatura" é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais. De cada cem domicílios, 28,24 possuem serviços de TV por assinatura. |
Comentários