Com o tema “Casas Brasileiras”, a série Coleções apresenta “Casa Pernambucana”

 

Inédita, a atração visita o sítio onde viveu o Mestre Salustiano e onde vivem seus filhos, em Olinda. No ar dia 23/01, quinta, às 21h30, no SescTV



Foto: Giros Produções

 



Para retratar a casa pernambucana, documentário da série Coleções visita o Sítio Salu, em Olinda, onde viveu o ator, músico, compositor e artesão Mestre Salustiano (1945 – 2008) e onde moram seus filhos. O episódio estreia no dia 23/01, quinta, às 21h, no SescTV, com direção geral de Belisario Franca.

 

O programa narra um pouco da história do Mestre Salustiano, nascido na região de Aliança, na Mata de Dentro, interior de Pernambuco. Ele criou em 1960, em Olinda, manifestações como Caboclinho, Cavalo Marinho, Ciranda, Mamulengo e Forró de Rebeca.

 

Pontuado por depoimentos de Mestre Salustiano, o documentário passeia pelo Sítio Salu, que o mestre deixou para seus 15 filhos e onde eles construíram suas casas. É neste sítio que vive a última de suas nove esposas com a filha caçula do casal, e onde está instalada a Casa da Rebeca, que abriga diversos discos de artistas populares. Também é nesta casa que acontecem atividades culturais e se pode degustar do prato que Salustiano mais gostava: galinha capoeira e cabideira com macaxeira e bode na brasa.

 

 A produção fala sobre o interesse de alguns dos filhos de Mestre Salustiano pela arte; a criação do grupo de dança Geração Salu e do espetáculo Trupecada, que mescla ritmos do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural; e o gosto da família pernambucana por se reunir para almoçar. No cardápio, macaxeira, cuscuz, mão de vaca, galinha de capoeira e a tradicional buchada de bode.

 

Sobre a série Coleções:

Com linguagem documental para televisão e foco nos principais elementos da cultura brasileira, cada episódio da série é narrado por seus protagonistas, os grandes responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado