DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 6 A 10 DE OUTUBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 06/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“PARALAMAS EM CLOSE-UP” (documentário)
Dia 6 de outubro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, à 0h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30 / domingo, à 0h e às 17h
O grupo Paralamas do Sucesso, formado por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro, convida o público para uma viagem pela história do rock brasileiro, explorando as raízes do gênero musical no Brasil. O especial, dirigido por Andrucha Waddington, Breno Silveira e Claudio Torres, reúne entrevistas e “canjas” de artistas como Jorge Bem Jor, Evandro Mesquita, Roberto Frejat, Kid Abelha, Roger e Arnaldo Antunes.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“JARDS MACALÉ: UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL” (documentário)
Dia 6 de outubro, segunda, às 21h40
Horários alternativos: terça, à 1h40 e às 15h40 / quarta, às 09h40 / sábado, às 16hs / domingo, às 10h
“Um Morcego na Porta Principal”, com direção e roteiro de Marco Abujamra e João Pimentel, é um documentário sobre o polêmico cantor Jards Macalé. Vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio de 2008, o filme retrata a trajetória nada linear de um artista contestador que se tornou conhecido ao lançar "Gotham City", em 1969 – uma canção em que o herói Batman é apresentado como verdadeiro um fora da lei. Jards também é autor de clássicos da MPB, como “Vapor barato” e “Movimento dos barcos”, compôs trilhas de Nelson Pereira dos Santos, foi o parceiro principal de Waly Salomão e violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“ÍCONES DO JAZZ – Woody Herman” (série)
Dia 6 de outubro, segunda, às 23h
Horários alternativos: terça, às 3h e às 17h / quarta, às 11h / sábado, às 23h / segunda, às 4h
A série americana “Jazz Icons” traz apresentações memoráveis de ícones do jazz. O episódio desta semana é dedicado a Woody Herman e exibe um show do músico na Inglaterra, em 1964. No palco, ele é acompanhado de Bill Chase, Phil Wilson e Sal Nistico na linha de frente e de Jake Hanna, Chuck Andrus e Nat Pierce na seção rítmica. 
Woody e sua banda encantam o público durante todo o show, que inclui sucessos como “Lonesome Old Town” e "After You’re Gone”, e também canções originais, incluindo “Better Git It In Your Soul”, de Charles Mingus.


TERÇAS DAS ARTES – 07/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“FIGURAS DA DANÇA – Angel Vianna” (série)
Dia 7 de outubro, terça, às 21h
Horários alternativos: quarta, à 1h e às 15h / quinta, às 9h / sábado, às 17h30 / domingo, às 11h30
O episódio da série de documentários dirigida por Sérgio Roizenblit e Inês Bogéa fala sobre Angel Vianna. A bailarina e coreógrafa é um dos nomes mais importantes na pesquisa do movimento no Brasil, começou a dançar em Belo Horizonte (MG), com Carlos Leite. O casamento com Klauss Vianna, em 1955, trouxe uma longa e rica parceria na vida e na dança. Fundaram a primeira escola juntos na própria capital mineira, onde já aplicavam a multidisciplinaridade e começaram a pesquisar o movimento. Na década de 60, mudaram-se para o Rio de Janeiro e começaram a trabalhar fazendo preparação corporal para atores, se aproximando do teatro. Angel influenciou toda uma geração com seu conhecimento sobre o corpo e hoje, além de ministrar aulas e palestras, tem uma faculdade no Rio de Janeiro que leva seu nome.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE 
“OSCAR NIEMEYER: O ARQUITETO DO SÉCULO” – Parte 2 (documentário)
Dia 7 de outubro, terça, às 21h30
Horários alternativos: quarta, à 1h30 e às 15h30 / quinta, às 9h30 / sábado, às 10h30
Dirigido por Marcelo Gomes, o documentário fala sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, um homem livre que sempre apostou no poder da imaginação. A produção traz o testemunho de um artista que acreditava no ideal comunista e de um personagem que sempre lutou por seu país, mesmo no período da ditadura militar brasileira, quando viveu exilado na França. É a história de um homem que tem extremo amor à vida. Na época com 92 anos de idade, Oscar Niemeyer recorda sua trajetória pessoal e fala de sua arte, seus sonhos e suas decepções.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“ARIANE MNOUCHKINE, A AVENTURA DO THÉÂTRE DU SOLEIL” (documentário)
Dia 7 de outubro, terça, às 22h30
Horários alternativos: quarta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30 / domingo, à 1h e às 18h
Com peças tão conhecidas, a militante ativa do serviço público e digna herdeira de Jean Vilar, Ariane Mnouchkine, defende o culto de um teatro que eleve tanto a alma, quanto o coração, mantendo-se popular. Partindo de encontros com amigos próximos e colegas de trabalho, trechos de peças, ensaios, filmes e, acima de tudo, de imagens de arquivo, o documentário dirigido por Catherine Vilpoux fala da sua carreira e sua concepção de teatro, assim como dos encontros com sua audiência, seu envolvimento militante e seu comprometimento político na França e no exterior. Tudo isso a faz uma mulher e artista excepcional, que dedicou a vida à sua paixão, conseguindo manter a coesão de um grupo por mais de 40 anos. Hoje, Ariane alcançou um momento na vida onde se questiona sobre o futuro de sua trupe em um mundo que vai contra os valores do Théâtre du Soleil.


QUARTAS DO CINEMA – 08/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS ESTREIA
A VIDA É CURTA! (2ª temporada) – “O Anão Que Virou Gigante”, “Leo 1313”, “A Babel da Luz”, “Minha Tia, Meu Primo”, “O Arroz Nunca Acaba” e “Superstição”
Dia 8 de outubro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, à 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo, às 6h
A Vida é Curta! desta semana apresenta seis curtas-metragens de até dez minutos. O primeiro é “O Anão Que Virou Gigante”, de Marcelo Marão. Como sugere o título, a animação conta a improvável história do anão que virou gigante. Em seguida, “Leo 1313”, dirigido por Betse de Paula e que apresenta Murilo Grossi no elenco. Depois é a vez de “A Babel da Luz”, um auto-retrato protagonizado pela poeta Helena Kolody. Dirigido por Sylvio Back, foi realizado em comemoração ao centenário da poetisa.
O quarto filme a ser apresentado, “Minha Tia, Meu Primo”, de Douglas Soares, é um premiado filme sobre as relações afetivas e as alternativas para não se sentir sozinha. Com direção de Marcelo Marão, “O Arroz Nunca Acaba” vem logo depois. E, para finalizar a faixa, “Superstição”, de Allan Sieber. Nele, ator Paulo César Pereio conduz seus filhos João e Lara Velho e seu neto Pedro, além da atriz Luciana Domschke, em uma volta de carro pelas ladeiras de Santos.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
“O CINEASTA DA SELVA” (filme)
Dia 8 de outubro, quarta, às 21h
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 20h / segunda, à 0h
O documentário dirigido por Aurélio Michiles fala sobre a vida de Silvino Santos (1886-1970), o fotógrafo e cinegrafista português que se apaixonou pelo Rio Amazonas. Aos treze anos, Silvino cruzou o Oceano Atlântico na passagem do século em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913, aos 27, realizou seu primeiro documentário de longa-metragem.
Ele viveu sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do Fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se tornou um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil.
O elenco do filme conta com Rosi Campos, Denise Fraga e José de Abreu.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
CURTA! RELÂMPAGO - “Um Homem Sério” (filme)
Dia 8 de outubro, quarta, às 22h40
Horários alternativos: quinta, à 1h e às 15h / sexta, às 9h / sábado, às 18h / segunda, à 0h

Ary França é Hilário Pestana no curta-metragem “Um Homem Sério”, de Dainara Toffoli e Diego de Godoy. O filme fala sobre o mais famoso, o mais engraçado e, por ironia, o mais triste dos atores brasileiros. Ele passou por várias fases do cinema nacional e era adorado pelo público. Apesar de ter a vocação para o riso, desejava apenas ser um homem sério. 

QUINTAS DO PENSAMENTO – 09/10

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“JULIA MANN” (documentário)
Dia 9 de outubro, quinta, às 21h
Horários alternativos: sexta, à 1h e às 15h / sábado, às 15h / domingo, às 8h / segunda, às 9h
O documentário de Marcos Strecker desvenda a história de Julia Mann, mãe do famoso escritor alemão Thomas Mann. Nascida no Brasil, na travessia entre Angra dos Reis e Paraty, ela foi levada para a Alemanha aos sete anos de idade, onde passou a maior parte de sua vida tentando se adaptar a costumes muito diferentes dos que conhecia de sua infância. Essa ruptura trágica marcou sua vida e originou uma família singular da história da literatura. Além de Thomas, também faz parte da família outro importante escritor alemão do século 20, Heinrich Mann.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS 
“PAUL VIRILIO - PENSAR A VELOCIDADE” (documentário)
Dia 9 de outubro, quinta, às 22h
Horários alternativos: sexta, às 2h e às 16h / domingo, às 2h e às 19h / segunda, às 10h
Nesta Quinta do Pensamento, o Curta! traz para a sua tela “Paul Virílio –Pensar a Velocidade”, documentário dirigido por Stéphane Paoli. Com um dos principais teóricos no assunto, Paul Virílio, ele faz reflexões sobre a velocidade. Através de escritos e reflexões, o especialista mostra que a História contemporânea é filha da velocidade. Com a o advento da internet, a velocidade acabou colocando em questão todos os aspectos da vida cotidiana, sejam eles econômicos, culturais ou políticos. Junto à análise de Paul Virílio, grandes especialistas contemporâneos e observadores informados, como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel e Enki Bilal comentam o assunto.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO LIVRE  
“CIENTISTAS BRASILEIROS” (documentário)
Dia 9 de outubro, quinta, às 23h
Horários alternativos: sexta, às 3h e às 17h / sábado, às 21h / segunda, às 2h e às 11h

Com direção de José Mariani, o filme mostra a trajetória dos físicos brasileiros José Leite Lopes e César Lattes e sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil. O documentário apresenta a carreira científica dos dois cientistas no Brasil e no exterior, com destaque para a descoberta do Méson Pi e para a participação de Lattes e Leite Lopes na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1949 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1951. “Cientistas Brasileiros” conta com depoimentos dos protagonistas e também de Simon Schwartzman, Alfredo Marques, Fernando de Souza Barros, Marcelo Damy, Henrique Lins de Barros, Amélia Império Hamburguer, Edson Shibuya e Humberto Siqueira Brandi.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 10/10

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO - “A Fábrica” (filme)
Dia 10 de outubro, sexta, às 19h58
Horários alternativos: sábado, à 0h30
A Fábrica, de Aly Muritiva e produção da Grafo Audiovisual, conquistou mais de 60 prêmios em festivais no Brasil e no exterior e que foi pré-selecionado para concorrer ao Oscar na categoria curta-metragem em 2013. O diretor, que foi agente penitenciário por alguns anos, realizou como cineasta a trilogia Cárcere, composta pelos filmes A Fábrica, Pátio e o longa A Gente, trazendo para a tela histórias que se passam dentro dos presídios.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS ESTREIA
“QUILOMBO: DO CAMPO GRANDE AOS MARTINS” (documentário)
Dia 10 de outubro, sexta, às 22h30
Horários alternativos: sábado, às 3h e às 20h / domingo, às 23h / segunda, às 16h / terça, às 10h

Através do dia a dia da família de Dona Luzia no Bairro do Quilombo, na Serra da Mantiqueira, o documentário de Flavio Federico resgata uma parte da história brasileira que é conhecida por poucos e que foi apagada da historiografia oficial: a história dos Quilombos do Campo Grande. O Campo Grande foi o maior quilombo existente no sudeste, era maior em extensão que Palmares. Ele se desenvolveu durante mais de sessenta anos na região que era a antiga província de São Paulo e, até o século passado, era motivo de litígio entre São Paulo e Minas Gerais. Seus habitantes foram cruelmente dizimados pelos portugueses que viviam em Minas, no que muito provavelmente se constituiu uma das maiores chacinas da história brasileira.

PROGRAMA NACIONAL  CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
“1935, O ASSALTO AO PODER” - Episódio 1 (documentário)
Dia 10 de outubro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 14h / domingo, às 9h / segunda, às 17h / terça, às 11h
O ano de 1935 estava chegando ao fim quando três levantes militares, em três diferentes capitais brasileiras, tentaram derrubar o governo de Getúlio Vargas. Liderada por membros do Partido Comunista do Brasil, a insurreição deflagrada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, foi um fracasso militar e político. E este é o assunto do documentário dirigido por Eduardo Escorel, “1935, O Assalto Ao Poder”.
Em poucos dias o movimento foi inteiramente dominado e o governo de Getúlio foi implacável com os insurretos. Vários deles foram brutalmente torturados e até mesmo os simpatizantes do Partido Comunista acabaram presos. Este complexo processo teve como protagonistas, além de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Prestes, Octávio Brandão, Olga Benário, Gregório Bezerra e Giocondo Dias. Com base em imagens inéditas encontradas em arquivos europeus e norte-americanos, o filme conta ainda com depoimentos de vários participantes do levante e intervenções dos historiadores Paulo Sérgio Pinheiro, Boris Fausto, José Murilo de Carvalho, Marly Vianna, Paulo Cavalcanti e Homero Ferreira, além do escritor Fernando Morais e do jornalista William Waak.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado