DESTAQUES CANAL CURTA! - DE 10 A 14 DE NOVEMBRO



SEGUNDAS DA MÚSICA – 10/11

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
VISCERAL BRASIL: O ASSUM PRETO DE BEBERIBE” (série)
Dia 10 de novembro, segunda, às 20h
Horários alternativos: terça, à 0h e às 14h / quarta, às 8h / domingo às 2h30 e às 20h30
Dirigida por Marcia Paraiso, a série “Visceral Brasil” fala sobre artistas que representam as raízes da música brasileira. A cada episódio, a atração se dedica a um grande nome que vai além da visibilidade regional e se torna referência da MPB sem perder as origens.
A música "Assum Preto", de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, conta sobre um pássaro que foi cego para cantar melhor. Músico que acompanhou Gonzagão por 22 anos, Arlindo dos 8 Baixos, ficou cego por conta da diabetes. Como o pássaro da música, ele passou a tocar ainda melhor depois de perder a visão. Virtuoso na sanfona dos 8 baixos e compositor, Arlindo afinava as sanfonas de Gonzagão, Dominguinhos entre outros. O músico morreu 15 dias depois do fim da gravação do documentário.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO: “Martinho da Vila, Paris 77” (documentário)
Dia 10 de novembro, segunda, às 20h30
Horários alternativos: terça, às 00h30 e às 14h30 / quarta, às 8h30
 
O filme é um depoimento de Martinho da Vila. Dirigido por Ari Cândido Fernandes, ele traz o cantor bem extrovertido, com amigos, pelos bairros e bares parisienses. Em 1977, ano em que foi produzido, o cantor fazia sucesso em Paris.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
A ODISSEIA MUSICAL DE GILBERTO MENDES” (documentário)
Dia 10 de novembro, segunda, às 21h40
Horários alternativos: terça, à 1h40 e às 15h40 / quarta, às 9h40 / sábado, às 21h30 / segunda, às 3h
O documentário apresenta as ideias e a obra musical do maior compositor brasileiro vivo de música erudita de vanguarda. Filmado na Rússia, Alemanha, Bélgica, Holanda e Brasil, o filme de suas obras, entrevistas e imagens de arquivo. Gilberto Mendes é introdutor no Brasil das músicas aleatória, concreta e eletrônica nos anos 1960, criador da Música Teatro nos anos 1970 e do minimalismo nos anos 1980.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE ESTREIA
PERNAMBUCO CONTEMPORÂNEO: A BANDA DE JOSEPH TOURTON”(série)
Dia 10 de novembro, segunda, às 23h45
Horários alternativos: Horários alternativos: terça, à 3h45 e às 17h45 / quarta, às 11h45 / sábado, às 19h40 / segunda às 1h15
A série apresenta novos grupos musicais de Pernambuco de diferentes estilos - do popular tradicional ao rock.  A Banda de Joseph Tourton (Gabriel Izidoro, Pedro Bandeira, Rafael Gadelha, Diogo Guedes) é um dos grandes expoentes do novo rock instrumental brasileiro. Valendo-se do improviso e de experimentações, a Banda de Joseph Tourton tem entre suas influências Dub Incorporation, Nação Zumbi, Radiohead e Hurtmold. O primeiro CD do grupo que leva o mesmo nome da banda foi lançado em 2010.


TERÇAS DAS ARTES – 11/11

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO: BELMONTE” (documentário)
Dia 11 de novembro, terça, às 19h48
Horários alternativos: quarta, às 5h48 e às 13h48 / quinta, às 7h48

O filme refaz a trajetória de Belmonte (1896-1947), considerado um dos mais importantes caricaturistas do país nos anos 1920. Belmonte não poupava os políticos e suas mazelas e, por isso, foi perseguido pelo Estado Novo. Na Folha da Noite, ele criou Juca Pato, personagem que tinha como lema “podia ser pior” e encarnava as aspirações e frustrações da classe média paulistana.


PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
UM DOMINGO COM FREDERICO MORAIS” (documentário)
Dia 11 de novembro, terça, 22h30
Horários alternativos: quarta, às 2h28 e às 16h28 / quinta, às 10h28 / sábado, às 13h / segunda, às 7h
Com depoimentos de nomes como Cildo Meireles, Amir Haddad e Regina Casé, o documentário perpassa a trajetória do crítico e artista Frederico Morais desde sua chegada ao Rio de Janeiro em 1965. O artista foi o idealizador dos Domingos de Criação que - de janeiro a julho de 1971 - movimentaram o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O filme também discute a relação entre o crítico e o artista, além de mergulhar no passado ao reviver a história dos Domingos.

PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
ENTRENÓS: SÉRGIO ANDRADE”
Dia 11 de novembro, terça , às 23h30
Horários alternativos: quarta às 3h30 e às 17h30 / quinta, às 11h30 / sábado, às 23h30 / segunda, às 5h
A série “Entrenós”, dirigida por Pablo Polo, investiga o processo criativo de artistas brasileiros. Esta semana o cineasta Sérgio Andrade é o tema da atração. Produtor, roteirista e diretor, Sérgio se destaca por apresentar uma recriação do olhar sobre os estereótipos do Amazonas. Sérgio se apropria de histórias reais da cidade e cria seus mundos pela arte do audiovisual. Nesse episódio, a equipe de Entrenós é convidada a passear pela urbanidade e pela natureza da capital Manaus, compartilhando do entusiasmo desse cineasta que se diz "contaminado por uma certa espécie de bactéria imaginária do rico e complexo universo amazonense".



QUARTAS DO CINEMA – 12/11

PROGRAMA NACIONAL
A VIDA É CURTA! “Tremor”, ”Material Bruto” e “Superbarroco”
Dia 12 de novembro, quarta, às 20h
Horários alternativos: quinta, às 0h e às 14h / sexta, às 8h / sábado, às 12h / domingo às 6h
A faixa “A Vida é Curta!” estreia dois filmes do cineasta mineiro Ricardo Alves Jr e que serão apresentados pelo próprio. “Tremor”, curta de 2013, acompanha o personagem de Elon Rabin na sua busca por notícias de sua mulher desaparecida. O filme teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, e ganhou três prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2013 (direção, fotografia e montagem). Na sequência, “Material Bruto”, de 2006, é o primeiro filme de Ricardo Alves Jr e participou da Bienal de Arte de Israel. O filme é um trabalho realizado em conjunto com usuários de centros de convivência da rede pública de saúde mental da cidade de Belo Horizonte e explora o universo da loucura.

Encerrando a faixa, será exibido “Superbarroco”, filme abstrato da diretora Renata Pinheiro que traz uma narrativa simples e linear e tempos dilatados. Ele conta com a atuação de Everaldo Pontes, que faz o papel de um homem solitário que vive numa casa enorme, acompanhado somente por suas memórias. “Superbarroco” ganhou o prêmio de melhor curta no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 2008, e de melhor curta 35 mm no Cine PE, em 2009.
        
PROGRAMA NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CURTA! RELÂMPAGO: “Ser tão Cinzento” (documentário)
Dia 12 de novembro, quarta, às 22h30
Horários alternativos: quinta, às 2h30 e às 16h30 / quinta, às 10h30
O filme de Henrique Dantas faz uma recriação da memória do filme "Manhã cinzenta", do cineasta autodidata Olney São Paulo, uma das mais belas e contundentes obras cinematográficas produzidas sobre o período da Ditadura Militar. O filme se utiliza das imagens do Manhã cinzenta exibidas integralmente, como no filme original, em diversos suportes, unindo as diferentes memórias nas vozes dos entrevistados que assistem ao filme 40 anos depois de sua realização.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 10 ANOS
FILMES QUE MARCARAM ÉPOCA: O CASAMENTO DE MARIA BRAUN” (documentário)
Dia 12 de novembro, quarta, às 23h
Horários alternativos: quinta, às 3h e às 17h / sexta, às 11h / domingo às 0h e às 18h
A série francesa composta por trinta documentários sobre clássicos do cinema mundial dedica o episódio desta semana ao filme “O Casamento de Maria Braun”, do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. Filmado em 1979, o longa-metragem é sobre a vida e o destino de Maria Braun, mulher aventureira que viveu na Alemanha Ocidental entre 1945 e 1953. Casada com um soldado, Maria mata seu amante quando seu marido volta para casa. Fassbinder nasceu no final da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, e morreu em 1982, sete anos antes da queda do Muro de Berlim. Ele é uma grande força do novo cinema alemão e tem grande influência na Europa.


QUINTAS DO PENSAMENTO – 13/11

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
VICTOR HUGO, O OLHAR DO ARTISTA” (documentário)
Dia 13 de novembro, quinta, às 20h
Horários alternativos: sexta, à 0h e às 14h / domingo, às 17h / segunda, às 8h
O filme é uma odisseia que permite mapear a vasta imaginação de Victor Hugo. Além de escrever livros, Victor Hugo também desenhou e pintou, produzindo guaches, aquarelas, desenhos, caricaturas, esboços, gravuras decorativas e caligrafias. O diretor Henry Colomer apresenta um retrato do gênio levando em conta todos os aspectos de sua obra.

PROGRAMA  NACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS
CARO FRANCIS” (documentário)
Dia 13 de novembro, quinta, às 22h25
Horários alternativos: sexta, à 2h25 e às 16h25 / sábado, às 18h / segunda às 10h25
Dirigido por Nelson Hoineff, o documentário apresenta um painel sobre Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. Irreverente, ele ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar.


SEXTAS DA SOCIEDADE – 14/11

PROGRAMA  NACIONAL CLASSIFICAÇÃO LIVRE
À MARGEM DO CONCRETO” (documentário)
Dia 14 de novembro, sexta, às 20h
Horários alternativos: sábado, à 0h30 e às 20h / segunda, às 1h30 e às 13h30 / terça às 7h30
De Evaldo Mocarzel, “À Margem do Concreto” é um documentário sobre os sem-teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias líderes que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão conquistando a tão sonhada moradia. “À Margem do Concreto” é o segundo documentário de uma tetralogia sobre São Paulo iniciada com “À Margem da Imagem”, sobre moradores de rua.

PROGRAMA INTERNACIONAL CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS   
A DEMONIZAÇÃO DA CANNABIS” (documentário)
Dia 14 de novembro, sexta, às 23h30
Horários alternativos: sábado, às 4h e às 17h / domingo às 10h /  segunda às 17h / terça às 11h
O filme mostra o interesse ambiental na variedade do cânhamo como uma versátil fibra industrial, e não como droga, documentando a história de sua proibição. Durante a Segunda Guerra Mundial, a planta era tão estratégica, que o governo dos Estados Unidos encorajou fazendeiros a aderirem ao cultivo do cânhamo. O documentário vai a Austrália, ao Reino Unido, a Holanda aos Estados Unidos e mostra como a planta está sendo cultivada como uma fibra industrial para ser usada como alternativa à madeira, na produção de papel, ao algodão, para roupas, e ao compensado, para construções. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado