Novo canal da TV Cultura passa a exibir o Telecurso

Convênio entre Fundação Roberto Marinho e Fundação Padre Anchieta foi assinado nesta sexta-feira, 14/11

O Telecurso ganhou, nesta sexta,  mais uma plataforma de exibição. O novo canal da TV Cultura voltado para programação educativa, que entra no ar hoje em caráter experimental – Multicultura Educação – exibirá seu conteúdo. O convênio entre a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Padre Anchieta foi assinado nesta sexta-feira, dia 14, na sede da TV Cultura, em São Paulo.

 

 "A Globo, a Fundação Roberto Marinho e a TV Cultura são instituições que têm uma tradição muito grande na área da educação, que vão somar esforços para enfrentar esse grande desafio. Eu tenho certeza que a soma de experiências, a capacidade e a competência dessas três organizações vão fazer com que a gente possa dar um passo gigantesco para tentar melhorar a questão educacional no Brasil", disse Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta.

 

O Telecurso é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Tecnologia educacional que oferece escolaridade básica de qualidade a quem precisa, o sistema de educação será expandido, também nesta sexta-feira, para a plataforma digital www.telecurso.globo.com. A expansão para outras plataformas é uma iniciativa da Globo em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e reforça o compromisso das empresas com a Educação, oferecendo ainda mais recursos e benefícios para o público.

 

"O Telecurso é um programa que já formou sete milhões de brasileiros e permitiu que muitos voltassem a estudar. Agora, seguindo uma tendência mundial, ele ingressa com muita força nas plataformas das novas mídias, permitindo que qualquer pessoa possa vir a assistir as aulas, formar o seu plano de estudos, com flexibilidade. Também nessa parceria com a TV Cultura a gente coloca o conteúdo educacional para ser usado por seu novo canal educativo. É uma plataforma onde todos ganham, especialmente o estudante e o professor brasileiro", afirmou Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

 

Na TV Cultura, o Telecurso é exibido de segunda a sábado, às 6h da manhã; e no Multicultura Educação, de segunda a sábado, às 7h e, de segunda a sexta, também às 20h. 

 

Telecurso na web

 O novo portal (telecurso.globo.com) vai reunir teleaulas, organizadas por nível de ensino e disciplinas, material didático e orientações para quem deseja estudar em sala de aula ou por conta própria, além de outras novidades com atualização diária. A partir do dia 14, a Globo também vai lançar uma campanha para mobilizar a sua audiência para a nova plataforma online de ensino, que permite o acesso a qualquer hora e de qualquer lugar. A campanha reforça o alcance do Telecurso em 36 anos de trajetória, contribuições do projeto para a Educação brasileira e o novo momento de expansão, marcado pela estreia na Globo.com.

 

A estreia da plataforma digital do Telecurso acompanha a expansão digital brasileira. De acordo com pesquisa realizada em mais de 16 mil domicílios brasileiros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014 (TIC Domicílios 2013), mais de 50% da população brasileira usa Internet, ou 85,9 milhões de brasileiros.  Em relação a 2012, o número de domicílios com computador cresceu três pontos percentuais e já representam 49% das residências brasileiras. Quanto ao uso da Internet no celular, a TIC Domicílios 2013 revelou que 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais acessaram a rede pelo aparelho, o que representa 52,5 milhões de pessoas em números absolutos. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012.

 

Telecurso na TV

O Telecurso é transmitido para todo o Brasil, de segunda a domingo, pelo Canal Futura e de segunda a sábado, pela TV Cultura e TV Brasil. Outras quatro emissoras também transmitem sua programação: Tv Brasil Internacional (ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante), TV Aparecida (profissionalizante), Tv Nazaré (ensino fundamental e ensino médio), TV Prove (profissionalizante) e Boa Vontade TV (ensino fundamental e ensino médio).

 

Sobre o Telecurso

O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo MEC, que oferece escolaridade básica de qualidade a quem precisa. Uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp),  é utilizado como política pública em estados e municípios para a diminuição da defasagem idade-ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como alternativa ao ensino regular em comunidades dispersas nos territórios. Desde 1995, a Fundação Roberto Marinho, por meio de parcerias com prefeituras, governos, instituições públicas e particulares, já implementou, em todo o Brasil, 32 mil salas de aula com a Metodologia Telessala, e formou mais de 40 mil professores e 7 milhões de estudantes. Com essa metodologia, o professor atua como mediador de aprendizagem, utilizando, em suas aulas, os livros do Telecurso, as teleaulas e material didático complementar.

 

Foto: Hugo Barreto (Fundação Roberto Marinho), Marcos Mendonça (Fundação Padre Anchieta) e Gilberto Leifert (Globo) assinam convênio.

Crédito: Globo/Zé Paulo Cardeal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio