Cultura: DESTAQUES DA SEMANA 8 A 14 DE MARÇO

Crédito da Foto: Fred Othero





Liga de Basquete Feminino - Estreia

Estreia na segunda-feira (8/3)Dia Internacional da Mulher, uma nova temporada da Liga de Basquete Feminino. A partir das 19h, vai ao ar o duelo entre Vera Cruz Campinas, campeão de 2018, e BAX Catanduva, que retorna à competição após três anos de ausência. A partida, disputada no ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas-SP, terá transmissão ao vivo e exclusiva pela TV Cultura, emissora oficial da LBF. "Em um momento tão desafiador como esse, levar adiante a parceria com a LBF é motivo de grande satisfação, como é uma grande satisfação ter um papel importante na divulgação de uma das modalidades mais representativas da nossa história esportiva", diz o diretor de Esportes da TV Cultura, Vladir Lemos.


Roda Viva - Taís Araújo

Na segunda-feira (8/3)Dia Internacional da Mulher, quem ocupa o centro do Roda Viva é a atriz Taís Araújo. A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis da TV Cultura); Paola Deodoro (editora sênior de Beleza da Marie Claire); Cristina Padiglione (autora do site Telepadi, na Folha, e colunista do jornal Agora São Paulo); Paula Mageste (diretora-geral da Edições Globo Condé Nast); e Claudia Lima (pauteira do programa Saia Justa). Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


Repertório Popular - Cássia Eller

Na segunda-feira (8/3), a TV Cultura exibe uma apresentação da cantora Cássia Eller, gravada no Teatro Franco Zampari, em 1996. O show tem o mesmo repertório do CD ao vivo Cássia Eller, lançado no mesmo ano. Um show com banquinho e violão, no qual ela traz como convidados os guitarristas e violonistas Walter Falcão e Luciano Mariano. A atração vai ao ar à 00h45, e integra a programação especial da Semana da Mulher.


Elas - Norma Bengell

Nesta terça-feira (9/3), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz Norma Bengell. Poucas atrizes brasileiras foram tão corajosas na frente e atrás das câmeras como Norma. Além de depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória da artista, o episódio inclui a última entrevista que a atriz concedeu para a televisão. Com apresentação de Luciana Vendramini, a atração vai ao ar à 00h45, na TV Cultura.


#Provoca - Luiza Brunet

Na terça-feira (9/3), às 22h, vai ao ar a segunda edição da nova temporada do #Provoca. Como parte da programação especial da Semana da MulherMarcelo Tas conversa com a atriz, empresária e ativista Luiza Brunet sobre temas como violência doméstica.


Café Filosófico Expresso - Reflexões Contemporâneas - Olhar Para Além de Mim

Café Filosófico - Reflexões Contemporâneas desta terça-feira (9/3) apresenta o episódio Olhar Para Além de Mim, cuja discussão principal gira em torno das religiões. A edição conta com as participações do historiador Leandro Karnal, da cantora e compositora Fafá de Belém e da cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão. A atração é exibida às 23h, na TV Cultura.


Lora

Parte da programação especial da Semana da Mulher, a TV Cultura apresenta, na quarta-feira (10/3), o curta-metragem inédito Lora, que retrata a vida da mulher que deu nome ao curta premiado. Lora é uma mulher negra, periférica, que sofreu abuso sexual, presa em cativeiro, e encontro na reciclagem seu sustento. Teve refúgio no crack e nas ruas, a sua morada. Vai ao ar às 23h30.


Manhattan Connection

Manhattan Connection de quarta-feira (10/3) celebra os 28 anos do programa. Na edição, Lucas Mendes, Pedro Andrade, Caio Blinder, Diogo Mainardi e Angélica Vieira recebem convidados que participaram ativamente da história da atração. Vai ao ar às 22h, na TV Cultura, YouTube e site da emissora.


MINIDocs - Márcia Castro

No sétimo episódio da nova temporada da série MINIDocs, como programação especial da Semana da Mulher, o público confere onde nasce a música da cantora e violonista baiana Márcia Castro. No episódio inédito, Márcia fala um pouco sobre a tradição de vanguarda da Bahia através de sua música. É exibido nesta quarta-feira (10/3), a partir das 23h, na TV Cultura.


+ Amor - A Atração Entre Opostos

Na quinta-feira (11/3), o público confere o segundo episódio da série + Amor, que fala sobre a atração entre opostos. Na edição, reflexões sobre a dinâmica entre egoístas e generosos, autoestima e o encantamento pelo oposto, além da importância da admiração no relacionamento. Vai ao ar às 19h30, na TV Cultura.


Linhas Cruzadas - A Falácia das Redes

Linhas Cruzadas desta quinta-feira (11/3) tem como principal tema a imprensa, área em que a apresentadora Thais Oyama trabalha - e sobre a qual o também apresentador Luiz Felipe Pondé tece diversas críticas. A edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.


Nos Campos do Holocausto - Michel Dymetman

No episódio de quinta-feira (11/3), a série Nos Campos do Holocausto conta a história de Michel Dymetman, nascido em Varsóvia, capital polonesa. De acordo com suas palavras, ter sobrevivido ao holocausto foi um milagre. A atração vai ao ar às 23h, na TV Cultura.


Elis 75, Transversal do Tempo

Na quinta-feira (11/3), às 23h30, a TV Cultura apresenta o especial Elis 75, Transversal do Tempo. A edição traz João Marcello Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, que falam sobre os mesmos assuntos tratados por Elis Regina durante os programas MPB Especial (1973), Vox Populi (1978), Jogo da Verdade (1982) e Arquivo Nacional (1977/78/79/81), e sobre as lembranças de criança com a mãe e a vida nas casas de praia e na montanha. Com roteiro de Henrique Bacana e edição de Laíze Câmara, a produção integra a programação especial da Semana da Mulher .


Persona - Teresa Cristina

Na sexta-feira (12/3), o Persona homenageia a cantora e compositora Teresa Cristina. Em um bate-papo descontraído com os apresentadores Atilio Bari e Chris Maksud, a rainha das lives fala sobre sua vida e carreira. O programa, que é parte da programação especial da Semana da Mulher, vai ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura.


NBB - São Paulo x Fortaleza

O confronto do Novo Basquete Brasil entre São Paulo e Fortaleza, que será realizado no sábado (13/3), no Ginásio Poliesportivo Doutor Antonio Leme Nunes Galvão, em São Paulo, terá transmissão ao vivo da TV Cultura, a partir das 16h, com narração de Gil Arruda e comentários de Cadum.


3 Teresas - Vista Para O Mar

Como atração da Semana da Mulherestreia na TV Cultura, no sábado (13/3), o seriado 3 Teresas. Com Denise FragaCláudia Mello e Manoela Aliperti, a série conta a história de três gerações de mulheres com visões de mundos diferentes numa única família. No primeiro episódio, Teresa está no fim de seu casamento, Tetê enfrenta uma suspeita de gravidez e Terezinha vive seus últimos anos de vida assombrada por uma dívida que pesa sobre a casa. As três mostram que dividir o mesmo teto e nome não é uma tarefa fácil no dia-a-dia. Vai ao ar às 22h.


Brasil Jazz Sinfônica - Butantan 120 Anos

concerto inédito da Brasil Jazz Sinfônica, promovido pela TV Cultura juntamente com o Memorial da América Latina, em homenagem ao aniversário de 120 anos do Instituto Butantan, vai ao ar no sábado (13/3), às 22h30. O espetáculo, de aproximadamente uma hora de duração, é dividido em duas partes. Sob regência de João Maurício Galindo, a orquestra toca um repertório em homenagem ao instituto. Já o maestro Ruriá Duprat conduz a orquestra em uma seleção musical com foco em superação, cura e esperança, com a participação do cantor Renato Braz .


Tomie Ohtake

Ainda no sábado (13/3) e como parte da programação especial da Semana da Mulher na TV Cultura, o público confere a vida e obra de Tomie Ohtake. A artista plástica nascida no Japão e naturalizada brasileira tem obras que abrangem pinturas, gravuras e esculturas, além de ser uma das principais representantes do abstracionismo informal. Vai ao ar às 23h30.


Café Filosófico - Racismo em Debate

No domingo (14/3), o Café Filosófico debate sobre racismo. A pandemia ressaltou a nossa desigualdade e o racismo estrutural. A crise trouxe para a cena da Internet pessoas maravilhadas com a capacidade de fazer pão em casa, ao lado de outras sem recursos para comprar comida para a família. Como lidar com a vida real em meio ao racismo e à misoginia? Qual o papel da mulher negra na sociedade brasileira? Qual amor e qual ódio estão presentes no nosso imaginário e nas nossas práticas sociais de exclusão e de luta? Essas e outras questões entram em discussão a partir das 19h, na TV Cultura.


Persona - Ronnie Von

Persona de domingo (14/3) homenageia Ronnie Von. O cantor, compositor, apresentador e ator fala sobre sua vida e carreira ao longo da edição inédita. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h
, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC