Cultura: DESTAQUES DA SEMANA 8 A 14 DE MARÇO

Crédito da Foto: Fred Othero





Liga de Basquete Feminino - Estreia

Estreia na segunda-feira (8/3)Dia Internacional da Mulher, uma nova temporada da Liga de Basquete Feminino. A partir das 19h, vai ao ar o duelo entre Vera Cruz Campinas, campeão de 2018, e BAX Catanduva, que retorna à competição após três anos de ausência. A partida, disputada no ginásio da AAPP Paineiras, em Campinas-SP, terá transmissão ao vivo e exclusiva pela TV Cultura, emissora oficial da LBF. "Em um momento tão desafiador como esse, levar adiante a parceria com a LBF é motivo de grande satisfação, como é uma grande satisfação ter um papel importante na divulgação de uma das modalidades mais representativas da nossa história esportiva", diz o diretor de Esportes da TV Cultura, Vladir Lemos.


Roda Viva - Taís Araújo

Na segunda-feira (8/3)Dia Internacional da Mulher, quem ocupa o centro do Roda Viva é a atriz Taís Araújo. A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis da TV Cultura); Paola Deodoro (editora sênior de Beleza da Marie Claire); Cristina Padiglione (autora do site Telepadi, na Folha, e colunista do jornal Agora São Paulo); Paula Mageste (diretora-geral da Edições Globo Condé Nast); e Claudia Lima (pauteira do programa Saia Justa). Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.


Repertório Popular - Cássia Eller

Na segunda-feira (8/3), a TV Cultura exibe uma apresentação da cantora Cássia Eller, gravada no Teatro Franco Zampari, em 1996. O show tem o mesmo repertório do CD ao vivo Cássia Eller, lançado no mesmo ano. Um show com banquinho e violão, no qual ela traz como convidados os guitarristas e violonistas Walter Falcão e Luciano Mariano. A atração vai ao ar à 00h45, e integra a programação especial da Semana da Mulher.


Elas - Norma Bengell

Nesta terça-feira (9/3), a série Elas retrata a vida e carreira da atriz Norma Bengell. Poucas atrizes brasileiras foram tão corajosas na frente e atrás das câmeras como Norma. Além de depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória da artista, o episódio inclui a última entrevista que a atriz concedeu para a televisão. Com apresentação de Luciana Vendramini, a atração vai ao ar à 00h45, na TV Cultura.


#Provoca - Luiza Brunet

Na terça-feira (9/3), às 22h, vai ao ar a segunda edição da nova temporada do #Provoca. Como parte da programação especial da Semana da MulherMarcelo Tas conversa com a atriz, empresária e ativista Luiza Brunet sobre temas como violência doméstica.


Café Filosófico Expresso - Reflexões Contemporâneas - Olhar Para Além de Mim

Café Filosófico - Reflexões Contemporâneas desta terça-feira (9/3) apresenta o episódio Olhar Para Além de Mim, cuja discussão principal gira em torno das religiões. A edição conta com as participações do historiador Leandro Karnal, da cantora e compositora Fafá de Belém e da cantora, compositora e percussionista Alessandra Leão. A atração é exibida às 23h, na TV Cultura.


Lora

Parte da programação especial da Semana da Mulher, a TV Cultura apresenta, na quarta-feira (10/3), o curta-metragem inédito Lora, que retrata a vida da mulher que deu nome ao curta premiado. Lora é uma mulher negra, periférica, que sofreu abuso sexual, presa em cativeiro, e encontro na reciclagem seu sustento. Teve refúgio no crack e nas ruas, a sua morada. Vai ao ar às 23h30.


Manhattan Connection

Manhattan Connection de quarta-feira (10/3) celebra os 28 anos do programa. Na edição, Lucas Mendes, Pedro Andrade, Caio Blinder, Diogo Mainardi e Angélica Vieira recebem convidados que participaram ativamente da história da atração. Vai ao ar às 22h, na TV Cultura, YouTube e site da emissora.


MINIDocs - Márcia Castro

No sétimo episódio da nova temporada da série MINIDocs, como programação especial da Semana da Mulher, o público confere onde nasce a música da cantora e violonista baiana Márcia Castro. No episódio inédito, Márcia fala um pouco sobre a tradição de vanguarda da Bahia através de sua música. É exibido nesta quarta-feira (10/3), a partir das 23h, na TV Cultura.


+ Amor - A Atração Entre Opostos

Na quinta-feira (11/3), o público confere o segundo episódio da série + Amor, que fala sobre a atração entre opostos. Na edição, reflexões sobre a dinâmica entre egoístas e generosos, autoestima e o encantamento pelo oposto, além da importância da admiração no relacionamento. Vai ao ar às 19h30, na TV Cultura.


Linhas Cruzadas - A Falácia das Redes

Linhas Cruzadas desta quinta-feira (11/3) tem como principal tema a imprensa, área em que a apresentadora Thais Oyama trabalha - e sobre a qual o também apresentador Luiz Felipe Pondé tece diversas críticas. A edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.


Nos Campos do Holocausto - Michel Dymetman

No episódio de quinta-feira (11/3), a série Nos Campos do Holocausto conta a história de Michel Dymetman, nascido em Varsóvia, capital polonesa. De acordo com suas palavras, ter sobrevivido ao holocausto foi um milagre. A atração vai ao ar às 23h, na TV Cultura.


Elis 75, Transversal do Tempo

Na quinta-feira (11/3), às 23h30, a TV Cultura apresenta o especial Elis 75, Transversal do Tempo. A edição traz João Marcello Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, que falam sobre os mesmos assuntos tratados por Elis Regina durante os programas MPB Especial (1973), Vox Populi (1978), Jogo da Verdade (1982) e Arquivo Nacional (1977/78/79/81), e sobre as lembranças de criança com a mãe e a vida nas casas de praia e na montanha. Com roteiro de Henrique Bacana e edição de Laíze Câmara, a produção integra a programação especial da Semana da Mulher .


Persona - Teresa Cristina

Na sexta-feira (12/3), o Persona homenageia a cantora e compositora Teresa Cristina. Em um bate-papo descontraído com os apresentadores Atilio Bari e Chris Maksud, a rainha das lives fala sobre sua vida e carreira. O programa, que é parte da programação especial da Semana da Mulher, vai ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura.


NBB - São Paulo x Fortaleza

O confronto do Novo Basquete Brasil entre São Paulo e Fortaleza, que será realizado no sábado (13/3), no Ginásio Poliesportivo Doutor Antonio Leme Nunes Galvão, em São Paulo, terá transmissão ao vivo da TV Cultura, a partir das 16h, com narração de Gil Arruda e comentários de Cadum.


3 Teresas - Vista Para O Mar

Como atração da Semana da Mulherestreia na TV Cultura, no sábado (13/3), o seriado 3 Teresas. Com Denise FragaCláudia Mello e Manoela Aliperti, a série conta a história de três gerações de mulheres com visões de mundos diferentes numa única família. No primeiro episódio, Teresa está no fim de seu casamento, Tetê enfrenta uma suspeita de gravidez e Terezinha vive seus últimos anos de vida assombrada por uma dívida que pesa sobre a casa. As três mostram que dividir o mesmo teto e nome não é uma tarefa fácil no dia-a-dia. Vai ao ar às 22h.


Brasil Jazz Sinfônica - Butantan 120 Anos

concerto inédito da Brasil Jazz Sinfônica, promovido pela TV Cultura juntamente com o Memorial da América Latina, em homenagem ao aniversário de 120 anos do Instituto Butantan, vai ao ar no sábado (13/3), às 22h30. O espetáculo, de aproximadamente uma hora de duração, é dividido em duas partes. Sob regência de João Maurício Galindo, a orquestra toca um repertório em homenagem ao instituto. Já o maestro Ruriá Duprat conduz a orquestra em uma seleção musical com foco em superação, cura e esperança, com a participação do cantor Renato Braz .


Tomie Ohtake

Ainda no sábado (13/3) e como parte da programação especial da Semana da Mulher na TV Cultura, o público confere a vida e obra de Tomie Ohtake. A artista plástica nascida no Japão e naturalizada brasileira tem obras que abrangem pinturas, gravuras e esculturas, além de ser uma das principais representantes do abstracionismo informal. Vai ao ar às 23h30.


Café Filosófico - Racismo em Debate

No domingo (14/3), o Café Filosófico debate sobre racismo. A pandemia ressaltou a nossa desigualdade e o racismo estrutural. A crise trouxe para a cena da Internet pessoas maravilhadas com a capacidade de fazer pão em casa, ao lado de outras sem recursos para comprar comida para a família. Como lidar com a vida real em meio ao racismo e à misoginia? Qual o papel da mulher negra na sociedade brasileira? Qual amor e qual ódio estão presentes no nosso imaginário e nas nossas práticas sociais de exclusão e de luta? Essas e outras questões entram em discussão a partir das 19h, na TV Cultura.


Persona - Ronnie Von

Persona de domingo (14/3) homenageia Ronnie Von. O cantor, compositor, apresentador e ator fala sobre sua vida e carreira ao longo da edição inédita. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, vai ao ar às 21h
, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado