Documentário analisa os filmes com temática adolescente dos anos 80 e 90

Em cartaz na MUBI, Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills estuda recortes de mais de 200 filmes do gênero

10 de março de 2021– Disponível na MUBI em versão remasterizada, Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills faz uma ampla análise do cinema voltado ao público teen. O documentário de 2014 traz recortes de mais de 200 filmes, incluindo clássicos dos anos 1990 e 1980, para fazer uma viagem à mente, corpo e alma do gênero, enquanto explora a agonia e o êxtase da adolescência.

Narrado pela atriz Fairuza Balk, ícone do cinema teen dos anos 1990, por seu papel na primeira versão de Jovens Bruxas, o filme marca a estreia como diretor do jovem jornalista Charlie Shackleton (creditado no filme como Charlie Lyne). O longa foi realizado por meio de financiamento coletivo online e exibido nos festivais de Rotterdam, SXSW, Jerusalém e Festival do Rio, em 2014.

Beyond Clueless: Muito Além das Patricinhas de Beverly Hills presta uma homenagem a um período distinto do cinema norte-americano, abordando, em especial, os filmes sobre amadurecimento e high school. Vai de A Garota de Rosa-Shocking e outros títulos de John Hughes, passando por Twin Peaks e Garotas Malvadas até, claro, As Patricinhas de Beverly Hills e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, entre outros. Com trilha sonora original da dupla indie pop britânica Summer Camp, o documentário analisa a construção dos personagens e estruturas narrativas das produções voltadas ao público teen, em uma associação com diferentes fases e características da adolescência.

 

BEYOND CLUELESS: MUITO ALÉM DAS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS NA MUBI
mubi.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno nas redes sociais, Maru Karv estreia como apresentadora no “Manda Nudes”

RELACIONAMENTO EXPLOSIVO DE CHANTEL E PEDRO É TEMA DE SÉRIE INÉDITA NO TLC

SÉRIE INÉDITA DO TLC ACOMPANHA CASAIS QUE COMEÇARAM SUAS HISTÓRIAS DE AMOR DENTRO DA CADEIA