Semana em clima de Eurocopa
Telejornais e programas têm especiais sobre a competição, que começa na sexta-feira
Já é semana de Euro. A edição comemorativa de 60 anos da competição continental que reúne o maior número de títulos mundiais começa na sexta-feira, dia 11, com alguns dos principais nomes do futebol na atualidade e seis das sete primeiras equipes do último ranking da Fifa. Os 51 jogos serão transmitidos pelo SporTV, 39 deles com exclusividade. Uma cobertura multiplataforma que prevê ainda a exibição de 12 partidas com sinal aberto para não assinantes no ge.globo e no Globoplay, além de cinco confrontos na TV Globo. Mas a Euro não se resume ao que acontece dentro das quatro linhas do campo. Ela vai muito além disso, como mostram os especiais que o Esporte da Globo apresenta esta semana.
A Globo terá 12 profissionais trabalhando no Velho Continente, em quatro cidades. Na primeira fase, o correspondente Marcelo Courrege ficará em Londres, que recebe oito partidas, incluindo as semifinais e a decisão. Em Roma, Marina Izidro acompanha o jogo de estreia, entre Itália e Turquia, na sexta-feira, às 16h, com transmissão do SporTV. Felipe Brisolla terá como base a cidade espanhola de Sevilha. Por fim, Raphael De Angeli acompanha as movimentações em Budapeste, uma da casas do Grupo F. A chave gera expectativa, por ter os dois últimos campeões mundiais – França e Alemanha – e também o atual detentor do título da Euro, Portugal.
Nesta segunda-feira, dia 7, o ge.globo disponibilizou um especial no qual comentaristas montaram cards de sete dos principais jogadores que disputarão a Eurocopa, por meio de notas a atributos como chute, cabeçada e velocidade. Na tarde de quarta-feira, dia 9, no SporTV, o 'Tá Na Área' abre a série "Minha Primeira Euro". Em três episódios, o material traz um perfil de jovens talentos que podem ser destaques da edição: o francês Kylian Mbappé, o inglês Phil Foden e o alemão Timo Werner.
Na quinta-feira, véspera do jogo de abertura, o 'Jornal da Globo' traz uma reportagem sobre os recordes que podem ser batidos nesta Eurocopa. O português Cristiano Ronaldo, por exemplo, será o primeiro jogador na história a disputar o evento pela quinta vez. Também pode se isolar como o maior artilheiro da história do torneio – atualmente está empatado com o francês Michel Platini, com nove gols. Já Didier Deschamps, treinador da França, tem a chance de se tornar o primeiro homem a ganhar a Copa do Mundo e a Eurocopa como jogador e técnico. Algumas horas antes de a bola rolar, já na sexta-feira, o 'Jornal Hoje' explora a diversidade nunca antes vista em uma edição de Eurocopa. Com um formato itinerante e tendo 11 países-sedes, o telejornal mostrará em quantos fusos horários diferentes serão realizados os confrontos, as línguas, religiões, comidas típicas, entre outros temas, que comprovam se tratar da Euro mais heterogênea da história.
Comentários