CINCO CURIOSIDADES DO OCEANO POR EXPLORADORES(AS) DO NATIONAL GEOGRAPHIC

Placa vermelha com letras brancas    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Cientistas, conservacionistas, narradores(as), educadores(as) e Exploradores(as) do National Geographic respondem a cinco perguntas frequentes sobre os oceanos.

Quanto sabemos sobre os oceanos?

Segundo Catalina Velasco, principalmente por limitações logísticas e tecnológicas, a maior parte do oceano ainda é completamente desconhecida. Menos de 25% deste já foi observado, explorado diretamente, ou mesmo mapeado.

Quais são as 3 principais ameaças ao oceano?

De acordo com o biólogo marinho Daniel Venturini, as três principais ameaças ao oceano são: a sobrepesca e a destruição do habitat; poluição costeira e poluição de plástico; e a crise climática que leva ao aquecimento e acidificação do oceano.

O oceano permite a vida na Terra?

Segundo Laura Rodríguez (bióloga marinha), o oceano produz quase metade do oxigênio terrestre. Também absorve 50 vezes mais dióxido de carbono do que a atmosfera. Ele regula o clima e, além disso, proporciona segurança alimentar e econômica a milhões de pessoas.

O oceano atenua os efeitos da crise climática?

Segundo Cristian Lagger, o oceano é um grande atenuador dos efeitos da mudança climática, absorvendo enormes quantidades de CO2 e liberando oxigênio na atmosfera. Em suma, os oceanos, junto com as florestas tropicais e subtropicais, são um dos grandes pulmões do nosso planeta.

Por que o oceano é salgado?

Com base nas palavras da especialista Paola Rodríguez, a salinidade do oceano é resultado da erupção de rochas e isso é devido a duas fontes. Por um lado, o movimento natural da água do mar desgasta o fundo do mar. Por outro, todos os rios deságuam no mar e, à medida que passam, as rochas se erodem e forneces todos esses minerais que são carregados junto com a água. 

Para mais informações sobre os oceanos acesse o site do National Geographic e o canal oficinal do YouTube National Geographic Brasil.

 

CONTEÚDO PARA APRENDER E INSPIRAR

No âmbito do Dia Mundial dos Oceanos e da sua campanha "O Que Você Faz Importa", o National Geographic convida o público a refletir sobre a importância dos oceanos no ciclo da vida, promovendo seu cuidado e trazendo conteúdos que inspiram ação.

 

No Disney+, você poderá desfrutar de conteúdos de destaque relacionados ao assunto, como O SEGREDO DAS BALEIAS, EXPEDIÇÃO AO DELTA DO OKAVANGO, O REINO DA BALEIA AZUL, TUBARÕES DO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, DERRAMAMENTO DE ÓLEO DO SÉCULO, ATLÂNTIDA – A CIDADE PERDIDA, ÁRTICO AMEAÇADO, entre outros títulos. Além disso, no dia 8 de junho às 19h15, o canal linear do National Geographic Brasil apresentará um especial com documentários temáticos que começa com documentário de ação e aventura Tesouro Submarino. Às 20h05, exibirá Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos, uma história repleta de aventuras e de uma beleza espetacular sobre o nascimento do movimento global para proteger o mar. Às 21h55, será exibido Planeta Azul: A Luta pelos Oceanos, que nos leva a uma provocativa viagem ao reino dos oceanos, testemunhando um momento crítico onde o mundo marinho está à beira de um precipício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado