A imaginação é tema central de novo episódio de

Imagem exibida na série 'A Persistência da Memória' (Crédito: Divulgação/Curta!)

'A Persistência da Memória'

 

A relação entre o poder criativo da mente e as nossas lembranças estão entre as discussões de "Memória e Imaginação", episódio inédito da série "A Persistência da Memória", que vem sendo exibida com exclusividade pelo Curta! e disponibilizada no CurtaOn. Os entrevistados começam falando de "lembranças imaginadas", ou "falsas memórias", lembranças vívidas do que não aconteceu, ou do que aconteceu como outra pessoa, que acabam arquivadas como memória própria. Este é um dos aspectos em que memória e imaginação se confundem.
 

A diretora da série, Paola Vieira, que também atua como co-roteirista e narradora, explica: "Lembrar o que existiu é um processo muito semelhante ao de imaginar o que não existiu ou o que não presenciamos. A memória arquiva junto, na mesma gaveta. Assim, as coisas imaginadas acabam se misturando às coisas vividas, porque na lembrança tudo tem uma textura parecida".
 

O episódio na série faz a passagem entre memória individual e coletiva e da via de mão dupla entre ambas, muitas vezes indistinguíveis. E trata ainda das formas construção do imaginário coletivo — compartilhado entre familiares, conterrâneos e demais grupos. "A memória compartilhada coletivamente em cantos, em danças, em narrativas, oralidade é o que sustentou pequenas sociedades espalhadas pelo mundo afora, que nunca tiveram museus", analisa o filósofo indígena Ailton Krenak, que completa com um oportuno gracejo: "Nós e os museus vamos todos virar pó. Já dizia a minha avó".
 

A série conta com 13 episódios. Além de "Memória e Imaginação", os outros capítulos discutem os seguintes temas: "As Primeiras Memórias"; "O Funcionamento da Memória"; "Memórias e Traumas"; "Memória e Oralidade"; "Memória dos Saberes e Fazeres"; "Memórias das Artes Visuais"; "Memória e História"; "Memórias Oficiais"; "Memórias Audiovisuais"; "Memórias Digitais"; "Os Apagamentos de Memória" e "O Labirinto da Memória".
 

"A Persistência da Memória" é uma produção da Luni Áudio e Vídeo, a partir de um argumento de Bráulio Tavares, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Quintas do Pensamento, 15 de fevereiro, às 23h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional