Apple Original Films adquire “Fancy Dance”, filme elogiado pela crítica, estrelado pela indicada ao Oscar Lily Gladstone, dirigido e coescrito por Erica Tremblay

A Apple Original Films anuncia hoje, 6 de fevereiro, a aquisição dos direitos mundiais de exibição de "Fancy Dance". O elogiado longa-metragem, exibido no Festival de Sundance e produzido pela Confluential Films, é estrelado pela premiada atriz Lily Gladstone, indicada ao Oscar por "Assassinos da Lua das Flores" (também da Apple Original Films ). O filme marca a estreia na direção de Erica Tremblay ("Little Chief"), que também é corroteirista e produtora de "Fancy Dance".


Após estrear no Festival de Sundance de 2023, "Fancy Dance" estreia nos cinemas este ano e, na sequência, no Apple TV+. "Nosso filme 'Fancy Dance' encontrou uma casa na Apple e estou empolgada por compartilhar essa linda história sobre duas mulheres Seneca-Cayuga (nação indígena dos EUA) com um público mundial", disse Tremblay. "Como uma cineasta originária dos povos nativos norte-americanos, ver minha comunidade na rica estrutura do cinema é um sonho que se tornou realidade".

Sinopse do filme: Desde o desaparecimento de sua irmã, Jax (Lily Gladstone) cuida, quase sem dinheiro, de sua sobrinha Roki (Isabel Deroy-Olson) na reserva Seneca-Cayuga, em Oklahoma. Ela usa todo tempo livre para tentar encontrar sua irmã desaparecida e ajudar Roki a se preparar para o powwow, a tradicional reunião dos povos indígenas da América do Norte. O que começa como uma busca torna-se aos poucos uma investigação mais profunda das complexidades e contradições de mulheres indígenas vivendo em um mundo colonizado e à mercê de um sistema judicial falho. Gladstone protagoniza o filme ao lado de Isabel Deroy-Olson, Ryan Begay, Shea Whigham, Crystle Lightning e Audrey Wasilewski.

"Fancy Dance" apresenta a diretora Erica Tremblay, que também é roteirista com Miciana Alise. O filme de Tremblay oferece um retrato repleto de nuances sobre os prejuízos humanos da grande quantidade de mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas e as possibilidades de  recuperação para aqueles que foram deixados para trás.

 "Fancy Dance" é uma produção da Confluential Films e da Significant Productions/AUM Group e é produzido por Deidre Backs, Erica Tremblay, Heather Rae, Nina Yang Bongiovi e Tommy Oliver. Lily Gladstone, Bird Runningwater, Charlotte Koh e Forest Whitaker são produtores executivos.

"Fancy Dance" vai se juntar ao elogiado e premiado longa-metragem da Apple "Assassinos da Lua das Flores", recentemente indicado a dez  categorias no Oscar, incluindo Melhor Filme, e que agora está em cartaz nos cinemas e em exibição no Apple TV+. A estrela Gladstone recentemente foi homenageada com o prêmio de Melhor Atriz, do New York Film Critics Circle. O filme tem sido chamado de "obra-prima" e eleito como um dos melhores do ano de 2023. Desde sua estreia mundial nos cinemas, "Assassinos da Lua das Flores" foi premiado como Melhor Filme do Ano pela National Board of Review, foi indicado ao Critics Choice Awards, em 12 categorias, e ao Globo de Ouro, em sete. Também foi incluído pelo AFI (American Film Institute) em sua lista de Filmes do Ano. "Assassinos da Lua das Flores" também foi pré-finalista nas categorias de Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original do Oscar e foi eleito como o melhor filme de 2023 pelo jornal New York Times e pela revista New Yorker, além de ser reconhecido por mais de 20 associações de críticos ao redor do mundo, o que inclui o prêmio de Melhor Filme do New York Film Critics Circle e Prêmio Vanguarda do Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional