Carnaval no Curta!: ‘Damas do Samba’ traz Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Alcione

Dona Ivone Lara em 'Damas do Samba' (Créditos: Divulgação/Curta!)

Na segunda-feira de carnaval, o Curta! exibe o documentário "Damas do Samba", de Susanna Lira, sobre a participação feminina na história e na configuração atual desse gênero musical — um dos mais ouvidos durante os dias de folia. O longa retoma as origens do samba e relembra Tia Ciata. Sua casa, localizada na área conhecida como Pequena África, no Rio de Janeiro, foi palco das primeiras rodas de samba da cidade.

 

Com imagens de arquivo, entrevistas e muita música, o documentário conta histórias de cantoras e compositoras como Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Clementina de Jesus e Alcione. O filme mostra também a importância das mulheres sambistas para o próprio carnaval, seja como cantoras, compositoras, passistas, bailarinas, musas ou operárias.

 

"Damas do Samba", da Modo Operante Produções, pode ser assistida também no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels — da Amazon — na Claro TV+ e no site oficial da plataformaA exibição no Curta! é no dia temático Segundas da Música, 12 de fevereiro, às 22h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado