Carnaval sustentável é tema do ‘Cidades e Soluções’, que ganha dia e horário novos a partir deste final de semana

GLOBONEWS

Também no clima da folia, 'Balaio GloboNews' circula pelas ruas de Olinda com Roger de Renor, Lia de Itamaracá e Juba Valença, filho de Alceu Valença. Canal exibe ainda documentário inédito sobre as brincadeiras populares de Pernambuco.

Um dos programas mais longevos da GloboNews estreia a temporada de 2024 em novos dia e horário. A partir deste sábado, dia 10, o 'Cidades e Soluções' passa a ser exibido aos sábados, às 21h30. Apresentado por André Trigueiro, o programa que apresenta experiências que transformam para melhor a vida das pessoas através do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais no Brasil e no mundo terá como foco também pautas voltadas para questões sociais. E na estreia, o bloco do 'Cidades e Soluções' vai às ruas mostrar que é possível curtir o carnaval e ainda ser sustentável. No Rio de Janeiro, a equipe acompanha o trabalho de reaproveitamento de fantasias de um grupo que recolhe os adereços deixados na Marques de Sapucaí depois dos desfiles das escolas de samba. Em Recife, o 'Cidades e Soluções' mostra como a folia nas ruas anda lado a lado com a conscientização ambiental do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada.
 
"O Cidades e Soluções abre alas para iniciativas sustentáveis na maior festa popular do Brasil. Blocos e escolas de samba que reciclam adereços e fantasias, foliões que se divertem da forma mais ecológica possível, são muitos os caminhos da folia que garantem diversão com responsabilidade ambiental", conta André Trigueiro.
 
E no último 'Balaio GloboNews' especial de carnaval, que vai ao ar dentro do 'Especial de Domingo', Bete Pacheco reúne o produtor cultural Roger de Renor, a cirandeira Lia de Itamaracá e o cantor Juba Valença, filho de Alceu Valença, para falar sobre as manifestações culturais que fazem o carnaval de Pernambuco, como o frevo, a ciranda, o maracatu, o coco, o cavalo marinho, caboclinho e o movimento manguebeat que já existe há mais de 30 anos. Além de passearem pelas ruas de Olinda na Rural de Roger, veículo que serve como palco itinerante para eventos culturais, eles também visitam o centro cultural de Alceu Valença, localizado no centro da cidade. Idealizado por Roger de Renor, o icônico projeto "Som na Rural" completa 15 anos neste carnaval.
 
"Incrível estar a bordo da Rural de Roger ouvindo histórias de dona Lia, que acaba de completar 80 anos cheia de vigor e sabedoria. Eu, Roger, Juba aprendemos muito com ela. Também visitamos a Casa Estação da Luz, um centro cultural que em Olinda é conhecido como a casa de Alceu porque é mantida por ele. Juba faz as honras e diz como é estar ali sempre diante de tanta inspiração", ressalta Bete Pacheco.
 
E Pernambuco também é tema do documentário inédito que será exibido pela GloboNews neste sábado, às 23h. O filme 'Brincantes' conta a história de pessoas que fazem acontecer as brincadeiras populares de Pernambuco, conhecidas por folguedos. Produzido pela TV Globo em Recife, o longa faz uma viagem da capital pernambucana até a Mata Norte do estado para conhecer cinco agremiações: o Boi Marinho, o Urso Branco de Cangaçá, o Bloco Rural Estrelinha, o Boi Charuto e a Ciranda de Josivaldo Caboclo. O longa aborda a importância para os integrantes dos grupos de fazer parte da cultura popular, além de falar sobre a participação das comunidades nas brincadeiras e ainda a perspectiva de futuro de cada uma das agremiações.
 
O 'Cidades e Soluções' vai ao ar neste sábado, dia 10, às 21h30, e o documentário 'Brincantes', às 23h. O 'Balaio GloboNews' será exibido dentro do 'Especial de Domingo' do dia 11, a partir das 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Filha do cantor Ritchie apresenta nova temporada do programa NOIA no canal Woohoo