Marchinhas de Carnaval embalam programa Canto e Sabor do Brasil

Grupo Paranga anima a edição inédita e temática de folia na TV Brasil

O apresentador Paulinho Del Ribeiro recebe o grupo Paranga para a edição especial inédita do Canto e Sabor do Brasil que entra no clima de folia com um repertório de marchinhas em pleno domingo de Carnaval (11), às 11h30, na telinha da TV Brasil. A atração resgata obras tradicionais do interior de São Paulo interpretadas pelos artistas no episódio disponível no app TV Brasil Play.

Atualmente, o conjunto Paranga é formado pelo compositor, arranjador e produtor musical Negão dos Santos, filho do compositor Elpídio dos Santos; pelo educador, compositor e produtor musical João Gaspar; e pelas cantoras Renata Marques e Lia Marques e Leo Couto.

O programa temático da emissora pública tem bate-papo descontraído, música de qualidade e deliciosa culinária. O anfitrião prepara um apetitoso almoço na cozinha da fazenda. A receita para a produção no feriado da festa momesca é um 'picadão' ao molho madeira com panaché de legumes, feito no velho fogão a lenha.

Histórico da banda

O grupo Paranga surgiu nos anos 1970 na cidade paulista de São Luiz do Paraitinga quando quatro dos sete filhos do compositor e violinista Elpídio dos Santos, uniram-se para formar a banda com o objetivo de valorizar a memória musical da cidade e divulgar o cancioneiro de clássicos do pai.

Os integrantes do Paranga foram os responsáveis pelo ressurgimento do carnaval luizense em 1981, caracterizado por tocar exclusivamente marchinhas compostas na cidade. O grupo Paranga fez parte do movimento de vanguarda "Lira Paulistana".

Com o título "Chora viola canta coração", o primeiro LP do conjunto foi lançado em 1983. Na comemoração do centenário de nascimento de Elpídio, em 2009, o Paranga gravou seu primeiro DVD: "Tributo a Elpídio dos Santos", com participações de Fafá de Belém, Renato Teixeira e Zeca Baleiro, entre outros.

Os trabalhos mais recentes gravados pelo grupo são o álbum instrumental "Redoma" (2022), o EP "Que carnaval é esse" (2020) e o DVD "Festas, fogos, para-raio" (2019). A origem do nome da banda é curiosa. Paranga é a contração de Paraitinga, nome do rio que corta São Luiz do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba, no interior paulista, de onde a família dos artistas é natural.

Sobre o programa 

Com exibição semanal na TV Brasil, aos domingos, às 11h30, o programa Canto e Sabor do Brasil é apresentado por Paulinho Del Ribeiro. A atração conta com a boa música nacional e sertaneja, a culinária típica regional, causos, poemas de autores nacionais, curiosidades e riquezas do folclore brasileiro. 

Na cozinha de uma fazenda colonial, o apresentador - que também assina a criação e a direção artística do programa - recebe grandes nomes da música brasileira para um almoço e um bate-papo informal. O próprio Paulinho Del Ribeiro prepara a comida em um típico fogão a lenha. 

Ao vivo e on demand 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço 
Canto e Sabor do Brasil – domingo, dia 11/2, às 11h30, na TV Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

Imersão internacional