Anatel apreende equipamento que causava interferências no aeroporto de São José dos Campos


Anatel apreende equipamento que causava interferências no aeroporto de São José dos CamposFiscais do Escritório Regional da Anatel em São Paulo (ER-1) apreenderam, no último dia 28 de julho, uma câmera sem fio que interferia no radar do aeroporto de São José dos Campos.

Anatel apreende equipamento que causava interferências no aeroporto de São José dos CamposO equipamento não era homologado pela Anatel e estava instalado para monitorar a entrada de uma residência, escondido no interior de uma lata de bebida. A câmera transmitia na faixa de uso exclusivo da aeronáutica, especificamente no serviço de radar secundário, responsável pela detecção de informações de voo transmitidas pelos transponders das aeronaves na frequência de 1090 MHz.

Os agentes de fiscalização, com permissão do órgão aeronáutico, usaram a própria antena da estação radar para visualizar o sinal interferente. Tratava-se de uma portadora modulada com sinal de vídeo, o que permitiu a identificação do local onde estava instalada.

Após uma varredura espectral na região, a câmera foi localizada a aproximadamente quatro quilômetros da antena do radar. A interrupção da câmera contou com a presença de oficiais da aeronáutica.

Esta é a terceira vez que o Sistema de Vigilância do Espaço Aéreo de São Paulo é interferido por equipamentos de câmera sem fio. Os primeiros casos ocorreram nas estações de radar localizadas no aeroporto de Viracopos e na Av. Sapopemba, em São Paulo.

Certificação

Equipamentos não certificados podem apresentar riscos à saúde dos usuários e causar interferência em outros serviços, pois não há controle de níveis de ruídos e de emissões de radiofrequência. O usuário também pode estar exposto a riscos de choques durante o uso. Todo produto certificado é identificado por selo da Anatel.

Consulte a cartilha sobre certificação para mais informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado