‘LONDRES ASSIM’ ESTREIA EM JULHO NO GNT

 

Série dirigida e apresentada pelo jornalista e videoartista Rodrigo Pinto traça panorama íntimo da capital olímpica aos domingos de julho

 

No mês de início dos Jogos Olímpicos de Londres, o GNT apresenta 'Londres Assim', série de quatro episódios que revela a intimidade da vida na capital britânica. Exibida nos  domingos de julho (dias 08,15, 22, e 29), a série, que tem direção e apresentação do jornalista e videoartista Rodrigo Pinto, propõe uma viagem pelo que esta metrópole tem de mais único: capacidade de mudança e inovação, bom humor, forte vida cultural, enorme diversidade e sua paisagem única. "A série é uma homenagem do canal à cidade que será palco de um evento esportivo de grande importância no próximo mês. Pretendemos mostrar ao nosso público curiosidades sobre a cidade a partir de um ponto de vista diferente", conta Mariana Koehler, coordenadora artística do GNT.

Rodrigo entrevistou mais de 60 moradores de Londres para descrevê-la pela ótica de quem convive com a cidade todos os dias. Vista do alto dos arranha-céus, cada vez mais presentes, às profundezas da mais antiga rede de metrô do mundo, a metrópole é o objeto de conversas com londrinos sobre moradia, transporte, lazer, moda, cultura e relacionamentos. "De modo geral, nós brasileiros ainda vemos Londres como um lugar formal, frio, onde os habitantes são fechados, quietos e pontuais. Mas a série mostra que, no fundo, não é nada disso. Temos muito mais em comum do que eles e nós imaginamos", diz Rodrigo.

Entre os entrevistados, estão, entre outros, a dupla de artistas Gilbert & George, ícones do Leste da cidade, área que mais mudou por conta dos Jogos Olímpicos; a DJ Annie Mac, mais popular jovem radialista da BBC e atração nos maiores festivais europeus; e a editora de moda Anna Wintour, mais conhecida pelos brasileiros através do filme "O Diabo Veste Prada". Também revelam impressões sobre Londres o filósofo e escritor Alain de Botton, autor de "Como Proust pode mudar sua vida", o jovem grafiteiro Stik, ex-morador de rua que agora é conhecido como "Banksy de Londres", em alusão ao artista de rua de Bristol mundialmente famoso; o arquiteto Richard Rodgers, que revolucionou a arquitetura mundial ao projetar prédios como o Centre Georges Pompidou (na vizinha Paris); a Bond Girl Gemma Arterton; e o ex-policial e candidato a prefeito Brian Paddick, que introduziu uma nova e polêmica política de drogas em Brixton.

"Dividimos a série em quatro temas que estão fortemente conectados: Movimento, Imaginação, Liberdade e Diversidade. Para mim, Londres é a capital do mundo nestes quatro quesitos e fomos buscar as pessoas que melhor podiam falar sobre isso. Elas contam como a cidade mudou suas vidas e como a enxergam às vésperas do Jogos Olímpicos. Muita gente vai se surpreender com as impressões de alguns sobre as mudanças", sublinha Rodrigo. "Também nos preocupamos em mostrar lugares onde Londres revela características únicas. Então, estão retratados mercados como Broadway Market e Brixton Village, galerias como Tate Modern e White Cube, a London Fashion Week, a Goldsmiths University, de onde saíram alguns dos mais importantes artistas londrinos, e atrações bem conhecidas dos brasileiros, como o London Eye e o Rio Tâmisa", complementa.

Misturando narrativa documental e crônica, "Londres Assim" traz imagens marcantes da cidade, captadas pelo diretor e apresentador ao longo de mais de dois anos, em quatro episódios de 22 minutos, divididos em três blocos cada. Uma produção do GNT, com direção e apresentação de Rodrigo Pinto, direção de produção de Elisa Kriezis, montagem de Lívia Serpa e roteiro de Kika Serra.

 

Sobre Rodrigo Pinto

Jornalista, agitador cultural e videoartista, Rodrigo Pinto já esteve à frente das câmeras no programa Bastidores, do Multishow. Assina a direção do documentário "Continuação", sobre Lenine, é coautor do biografia "Barão Vermelho – Porque a Gente é Assim", junto com Ezequiel Neves, e ex editor de cultura do Globo on Line. Em 2007, aos 33 anos, abriu a casa de shows Cinematheque, referência entre os palcos para os novos ares da música brasileira no Rio, em que assinava a curadoria artística. Desde 2009 mora na Inglaterra, para onde de mudou ao ser aprovado no mestrado de Artes em Empreendedorismo Cultural da Universidade de Londres. Entre idas e vindas Londres-Rio, atua na reabertura do Cine Paissandu, um dos mais tradicionais cinemas cariocas, fechado há cerca de dois anos.

 

'Londres Assim'

Domingos de julho no canal GNT (dias 08,15,22 e 29)

Horário: 23h

Direção e apresentação: Rodrigo Pinto

Direção de produção: Elisa Kriezis

Roteiro: Kika Serra

Uma produção do GNT executada pela Ton Ton Filmes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado