‘Em Busca do Pai’, nova série do GNT, estreia em agosto

Para celebrar o mês dos pais, o canal GNT exibe uma série especial de cinco episódios sobre paternidade. "Em Busca do Pai" é fruto de sete anos de pesquisas por histórias de pessoas que não conviveram com o pai ou que vivem questões ligadas à ausência paterna. Os depoimentos comprovam que apesar de toda a dificuldade que carrega, a questão pode ser compreendida de forma rica e transformadora, além de reforçar o quanto a figura paterna é importante. A série é dirigida pela cineasta Susanna Lira, que também assina o documentário "Nada Sobre Meu Pai", em fase de finalização, sobre sua história pessoal – ela não conhece o pai – e outros casos semelhantes.

Em cada episódio, um convidado compartilha uma história especial vivida com o pai. É o caso do ex-jogador Romário, filho do Seu Edevair, e de João Faria, filho do músico Rui Faria, do grupo MPB4. O programa segue com duas histórias sobre ausência paterna que são o guia da narrativa, com depoimentos intimistas e confessionais sem ressaltar vítimas ou apontar vilões. "O roteiro é entremeado por imagens oníricas em câmera Super 8, que funcionarão como uma espécie de presença da ausência", explica Susanna. Ao lançar mão do uso de memórias visuais doadas por outras famílias para ilustrar cenas do cotidiano da relação pai e filho/filha, a série reforça o que pretende em sua essência, ser um convite amoroso à paternidade. Entre os entrevistados do programa estão o ator Milton Gonçalves, o cineasta Luciano Vidigal e a cantora Gaby Amarantos. "Na minha modéstia avaliação, aquele que é pai, ele não tem o direito de esquecer o seu filho. E mesmo quando esteve longe muito tempo, no reencontro, tem que manifestar alegria de rever aquilo que é o seu vínculo fundamental", conta Milton em seu depoimento.

Formada em Publicidade e Jornalismo, Susanna Lira tem especialização em Direção de Documentários, além de Pós-Graduação em Direito Internacional e Direitos Humanos. Com grande experiência na TV, Susanna também assinou diversos projetos para o cinema. Além de "Câmera, Close!" (2005) e "Contracena" (2009), a cineasta é a responsável por "Positivas", filme que ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio de 2010. No GNT, além de "Em Busca do Pai", Susanna também dirige a série "Mulheres de Aço", que estreia em outubro de 2012.

"Em Busca do Pai", produzida pela Modo Operante Produções, estreia dia 5 de agosto e será exibida aos domingos, 23h.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado