Especial inédito do HISTORY conta a evolução das drogas ao longo do tempo
Da pré-história até os medicamentos de nossos dias, as drogas têm estado presente na história do homem
As razões pelas quais diferentes substâncias ilícitas vêm sendo utilizadas em distintas épocas e suas consequências sociais e políticas são analisadas no especial A História das Drogas, que o HISTORY estreia dia 6/8, segunda-feira, às 22h.
Stoned Ages – título original do programa, que faz um jogo de palavras com o nome dado ao período mais ancestral do homem, a Idade da Pedra, e a gíria stoned, que em inglês significa estar "chapado" – mostra desde a descoberta dos cogumelos alucinógenos pelo homem da caverna até o crescimento da indústria farmacêutica moderna, que já possui mais de 24 mil medicamentos no mercado.
Utilizadas para fins terapêuticos, recreativos ou religiosos, para melhorar o rendimento ou aliviar a dor, e até mesmo para prolongar a vida, sempre houve um subterfúgio para o uso de substâncias ilícitas em diferentes momentos da evolução humana. Para discutir o assunto, o programa de duas horas traz entrevistas com escritores, historiadores, médicos, líderes religiosos e cientistas da agência americana FDA (Federal Drug Adminsitration).
Traz, ainda, histórias curiosas, como a da Guerra do Ópio, a única substância Ilícita capaz de provocar uma guerra declarada. Os livros registram que o imbróglio começou em 1800, quando o Imperador Ch'ung Ch'en proibiu o consumo da droga, que se alastrava pelo território chinês como uma verdadeira epidemia, o que afetou diretamente a British East India Company, que produzia ópio na Índia e o vendia em grande quantidade para o país. Para manter seu mercado, a Inglaterra decidiu seguir com o abastecimento do país por meio do contrabando e a prática culminou com o início da Guerra do Ópio, em 1931. Três anos depois, os ingleses saíram vitoriosos e, além da importação ter sido regularizada, todo o dinheiro perdido com o ópio confiscado e destruído pelos chineses teve de ser restituído. Extraído da Papoula do Oriente, do ópio também se obtém a morfina, droga usada para aplacar as piores dores.
A História das Drogas - 6/8, segunda-feira, às 22h
Comentários