PALAVRAS CRUZADAS LEVA MÚSICA, POESIA E ARTES VISUAIS AO PALCO DO Oi FUTURO

Série de espetáculos e intervenções criativas estreia dia 3 de agosto, em Ipanema;

·         Programação, que segue até 07 de outubro, traz as bandas Tono e Letuce, entre outros;

A partir de 03 de agosto, o Oi Futuro apresenta o projeto Palavras Cruzadas, que levará ao palco do centro cultural de Ipanema espetáculos e intervenções criativas reunindo, ao mesmo tempo, artistas visuais, poetas e músicos.

O projeto tem direção de Marcio Debellian, roteirista e coprodutor do documentário 'Palavra (En)cantada',  patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro, e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A ideia central do Palavras Cruzadas é alcançar possibilidades criativas que, isoladamente, não seriam realizadas. Para além de uma mera composição entre os trabalhos já realizados por estes artistas, Palavras Cruzadas tem como objetivo principal apresentar espetáculos impulsionados pela 'contaminação' criativa entre estas diferentes linguagens. 

O projeto busca revelar uma nova forma de criação poético-musical, cada vez mais frequente entre os artistas contemporâneos, na qual uma canção - por definição o casamento perfeito entre melodia e letra – pode, por exemplo, ganhar novos contornos a partir de uma proposta visual associada a ela desde a sua concepção original.

PROGRAMAÇÃO:

Letuce, André Dahmer e Bruna Beber

03, 04 e 05 de agosto // Sexta e Sábado às 21h, Domingo às 20h.

A abertura do projeto será com apresentações concebidas pela banda Letuce, formada pelo casal Lucas Vasconcellos e Letícia Novaes, referência da música contemporânea carioca; pelo artista visual, poeta e quadrinista André Dahmer, autor de uma série de livros de sucesso e criador do site malvados.com; e pela poeta Bruna Beber, destaque na nova geração de poetas brasileiros e autora de "A fila sem fim dos demônios descontes" e "Balés". Além de estar em cena, Bruna ocupará os banheiros do Oi Futuro Ipanema com a exposição "Papéis Privados".

Leo Cavalcanti, Paulo Mendel e Omar Salomão

31 de agosto, 01 e 02 de setembro // Sexta e Sábado às 21h, Domingo às 20h.

Leo Cavalcanti é cantor, compositor, multiinstrumentista e arranjador. Seu primeiro álbum, "Religar", foi lançado ao final de 2010, com excelente acolhida de público e crítica. Omar Salomão atua em diversas áreas entre a música, a poesia e as artes plásticas. Em 2011, lançou "Impreciso" e montou sua primeira exposição individual na Galeria Mercedes Viegas (RJ). Reúne seus trabalhos no site obomleao.com. Paulo Mendel trabalha com cinema, vídeo, animação e experimenta possibilidades audiovisuais em diferentes meios. É também o criador do projeto blanktape.com.br, um espaço expositivo online no qual dialoga com outros artistas.

Tono, João Penoni e Ramon Mello

05, 06 e 07 de outubro // Sexta e Sábado às 21h, Domingo às 20h

A banda Tono é umas grandes novidades na cena musical do Rio de Janeiro dos últimos anos. Atual vencedora do prêmio "Aposta MTV" do Video Music Brasil, tem dois discos lançados, "Tono Auge"  (2009) "Tono" (2010). Formada por jovens músicos que, de forma paralela ao trabalho do grupo, acompanham artistas como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil e Gal Costa, o Tono se destaca pela inventividade de suas composições e performances no palco.  Ramon Mello é poeta, jornalista, e ator. É autor dos livros "Vinis mofados" (2009) e "Poemas tirados de notícias de jornal" (2012). Responsável pela obra do poeta Rodrigo de Souza Leão (1965-2009), idealizou o espetáculo "Todos os cachorros são azuis", dirigido por Michel Bercovitch, e foi curador, junto com Marta Mestre, da exposição "Tudo vai ficar da cor que você quiser" (MAM/RJ 2011-2012). Organizou também, entre outros trabalhos, "Escolhas" (2009), autobiografia intelectual da professora Heloisa Buarque de Hollanda. João Penoni é formado em Design e estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Há cerca de oito anos realiza um trabalho de investigação sobre o corpo, relacionando-o com o espaço e a luz, através de diferentes meios, como a fotografia, o vídeo e a performance. Participou recentemente de importantes exposições coletivas no Brasil, Portugal e México. Ramon Mello e João Penoni estão entre os artistas que fazem parte da Rio Occupation London, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, durante o mês de julho.

Desdobramentos

Todas as apresentações e o making of do Palavras Cruzadas serão filmados para dar origem a um documentário. Além desta primeira temporada que segue até outubro, o objetivo é promover e registrar mais cinco espetáculos criados a partir do encontro entre músicos, poetas e artistas visuais.

O intuito é realizar um filme que aponte um olhar para uma geração de artistas, colocando em foco o processo colaborativo entre eles, e jogando luz no atravessamento da imagem e das artes plásticas no universo da canção.

SERVIÇO:

PALAVRAS CRUZADAS

De 3 de agosto a 7 de outubro

Oi Futuro (R. Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)

Tel. (21) 3201-9333

Sexta e sábado, 21h, domingo, 20h | Teatro

Ingresso: R$ 20,00 | Classificação etária: 14 anos

 *A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado