Filme noir inspirado em relação de Rita Hayworth e Orson Welles é destaque no A&E



A desconhecida dançarina de cabaré Margarita Carmen Cansino ganhou fama mundial quando interpretou o noir Gilda, em 1946. Depois do filme, o nome Rita Hayworth ficou registrado de uma vez por todas no panteão de Hollywood. Tanto é que o longa Um Nome na Lista, que o A&E exibe no dia 3/8, sexta, às 19h30, explora a mística que envolve a diva, misturando nomes reais a uma trama de ficção.

O longa relembra, de maneira original, a gravação de A Dama de Xangai (The Lady From Shanghai, 1948), um clássico hoje,  apesar da péssima aceitação pelo público e pela crítica à época do lançamento. O diretor Orson Welles, marido de Rita na época e já famoso pelo premiado Cidadão Kane, viu uma boa oportunidade de salvar seu casamento com a estrela encenando a história de Michael O´Hara (interpretado por ele mesmo), envolvido com a loira misteriosa e perigosa Elza, vivida por Rita – que teve de cortar e oxigenar seus cabelos para o papel, fato que muito desagradou seus fãs. Com cenas rodadas em Acapulco, México, acredita-se que o filme policial tenha se baseado no famoso caso de morte e mutilação da americana Elizabeth Shorts em 1947 - conhecido na mídia como Dália Negra.

Aproveitando-se desse pano de fundo, Um Nome na Lista traz um Welles fictício, mas com problemas enfrentados por ele na vida real - matrimônio em crise e expectativa de dar impulso à sua carreira. Utilizando locações na Itália, o filme mostra o cineasta às voltas com uma teia de intrigas após o assassinato de um ator no set.

Um Nome na Lista (Fade to Black, 2006, EUA)
Dia 5/5, sábado, às 20h
Gênero: policial
Diretor: Oliver Parker
Elenco: Danny Huston, Christopher Walker, Paz Vaga e Diego Luna.
Sinopse: na tentativa de recuperar seu casamento com Rita Hayworth e de recomeçar a sua carreira, Orson Welles (Danny Huston) viaja à Itália para rodar o filme que assinalará o seu regresso. Mas quando um ator é assassinado nas filmagens, Welles é atraído para uma perigosa teia de intriga, crime e política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado