Documentário do Eurochannel aborda um dos edifícios europeus mais importantes dedicados a arte
Orgulho da coroa norueguesa, considerada uma joia da arquitetura, mas que chamou a atenção tanto por sua magnitude quanto pelo tempo que levou para ser finalizado. Trata-se do edifício da Ópera de Oslo, um ícone arquitetônico, cujo processo de construção, algumas vezes polêmico, está documentado no especial que o Eurochannel estreia no dia 13/12, quinta-feira, às 21h.
Vencedor no 27º Festival Internacional de Cinema de Arte de Montreal, em 2009, o documentário apresenta as diferentes dificuldades pelas quais a ópera de Oslo passou até ser concluída, além de apresentar as mentes que criaram o projeto.
Concebida pela empresa de arquitetos Snøhetta, a Ópera de Oslo está entre as elites de prédios de artes do mundo. Apesar das credencias, no entanto, o projeto passou por tortuosos inconvenientes políticos, arquitetônicos e artísticos, desde o início de sua construção até a cerimônia de abertura em 2008. Entre outras curiosidades, o especial mostra a busca de arquitetos por uma tipo específico de marfim para o chão do edifício e vai atrás dos bastidores dos ensaios de A volta ao mundo em 80 dias e A Bela adormecida, espetáculos escalados para a inauguração do espaço.
A Ópera de Oslo (Operaen vel i havn, Noruega, 2008)
Gênero: Documentário
Sinopse: O premiado documentário que retrata as complicações e as vitórias durante o processo de construção da Ópera de Oslo. A produção mostra os amigos e os inimigos do edifício, as mentes criativas por trás de sua concepção e projeto, a noite de abertura, entre outras curiosidades deste edifício, considerado um dos mais importantes da Noruega e da Europa dedicados a arte.
Comentários