Marcelo Tas anuncia escolas finalistas do 13º Prêmio Escola Voluntária na Rádio Bandeirantes

 

Padrinho do Prêmio, o apresentador divulgou ao vivo o nome de 10 escolas de 7 estados brasileiros na manhã desta quinta-feira

 

 

  

A 13ª edição do Prêmio Escola Voluntária, promovido pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, já tem as dez escolas finalistas. O apresentador Marcelo Tas, padrinho do Prêmio, fez o anúncio nesta quinta, dia 1º, no "Jornal Gente", da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. Em reunião realizada na última segunda-feira, dia 29, uma comissão julgadora – composta por profissionais envolvidos com pedagogia e voluntariado – foi responsável pela triagem dos projetos. Nesta edição, foram mais de 500 inscrições de instituições de ensino que abrem espaço ao voluntariado entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

 

As escolas finalistas são: Colégio Estadual Rubem Nogueira (Serrinha, BA), Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa (Iturama, MG), Escola Girassol (Engenheiro Beltrão, PR), Colégio Cruzeiro – Unidade Centro (Rio de Janeiro-RJ), Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini (Nova Prata, RS), Colégio Maria Imaculada (Porto Alegre, RS), Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff (Concórdia-SC), Colégio Marista Nossa Senhora da Glória (São Paulo-SP), ETEC de Iquatira (São Paulo-SP) e Escola Estadual Paulo Virgínio (Cunha-SP).

 

Durante os meses de agosto e setembro, estudantes das instituições de ensino receberão a visita de uma equipe da Rádio Bandeirantes, que vai orientá-los a produzir uma reportagem de rádio sobre o projeto social que desenvolvem. Este material será veiculado na programação da emissora e os projetos vencedores serão conhecidos em um evento no dia 12 de novembro. As escolas campeãs receberão prêmios em dinheiro e um educador também será premiado.

 

O anúncio das escolas finalistas pode ser ouvido no site da Rádio Bandeirantes (www.radiobandeirantes.com.br) e os nomes estão disponíveis no site do Prêmio Escola Voluntária (www.escolavoluntaria.com.br), além das redes sociais, Facebook (www.facebook.com.br/escolavoluntária) e Twitter (@escvoluntaria).

 

Saiba mais sobre as escolas finalistas do 13º Prêmio Escola Voluntária:

 

Bahia

Colégio Estadual Rubem Nogueira

Cidade: Serrinha

Projeto: Uma ação inovadora

O Projeto nasceu de uma demanda do curso Técnico em Informática e busca integrar a teoria obtida nas salas de aula e a prática profissional. Os alunos voluntários beneficiam a comunidade com reparos e manutenção de computadores e implantação de redes.

 

Minas Gerais

Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa

Cidade: Iturama

Projeto: Jovens em Ação e Solidária

Estimulados inicialmente por uma pesquisa que visava compreender melhor o papel das instituições filantrópicas da cidade, alunos voluntários passaram a contribuir com as ONGs, buscando divulgar e avaliar as ações desenvolvidas.

 

Paraná

Escola Girassol

Cidade: Engenheiro Beltrão

Projeto: Pela Luz dos Olhos Teus

Alunos e professores se aprofundaram no tema Deficiência Visual, suas implicações e seus campos em relação à leitura. O grupo motivou-se a produzir poesias em braile para deficientes visuais e, posteriormente, elaborou audiolivros.

 

Rio de Janeiro

Colégio Cruzeiro – Unidade Centro

Cidade: Rio de Janeiro

Projeto: A formação cidadã na escola!

Desenvolvendo projetos sociais em instituições parceiras - hospitais, creches e ONGs -, os estudantes têm a oportunidade de serem protagonistas na melhoria social e ambiental, construindo uma relação com o saber escolar e ampliando sua formação humanística.

 

Rio Grande do Sul

Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini

Cidade: Nova Prata

Projeto: Reinaldo Voluntário

Foco no desenvolvimento da cultura e do espírito de voluntariado. São desenvolvidas atividades como inclusão digital, incentivo à leitura (revisteiras nas paradas de ônibus e clube do livro), oficinas de xadrez e flauta e viabilização de documentos de identidade.

 

Colégio Maria Imaculada

Cidade: Porto Alegre

Projeto: Centro de Voluntariado Juvenil- espaço para vida cidadã

O projeto nasceu a partir de discussões na aula de sociologia sobre protagonismo juvenil. Gradativamente, passou a ser organizado um espaço de vivência cidadã fora dos horários de aula, como trabalhos com crianças, idosos, trânsito e meio ambiente.

 

Santa Catarina

Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff

Cidade: Concórdia

Projeto: Gincana cooperativa por um mundo melhor

Após um diagnóstico da realidade da comunidade e suas principais necessidades, são propostas ações em benefício da coletividade e do bem-estar social.

 

São Paulo

Colégio Marista Nossa Senhora da Glória

Cidade: São Paulo

Projeto: Prática Solidária

São promovidas discussões e reflexões sobre a realidade da comunidade do entorno do colégio. Posteriormente, é feito um planejamento para o desenvolvimento de ações solidárias.

 

ETEC de Iquatira

Cidade: São Paulo

Projeto: Fabricação de produtos de limpeza e cosméticos

No laboratório de química da escola, membros da comunidade aprendem a produzir produtos de limpeza e cosméticos, tanto para o próprio consumo quanto para incremento da economia doméstica.

 

Escola Estadual Paulo Virgínio

Cidade: Cunha

Projeto: Clubinho de Matemática

Para tornar a disciplina de matemática mais interessante, os voluntários criam jogos para estimular alunos acostumados às metodologias pouco envolventes das aulas comuns.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin