Especial inédito Luta Contra os Hackers mostra a vulnerabilidade do mundo virtual e o difícil combate aos criminosos cibernéticos

 


Grande parte do mundo em que vivemos hoje se tornou digital. Fotos, e-mails, compras, serviços bancários e até namoros são feitos por arquivos digitais e conversas online. Esses dados são extremamente valiosos, cada vez mais cobiçados pelos hackers. E a única defesa para essa ameaça é um novo tipo de força armada: as mentes mais inteligentes do mundo.

 

O especial inédito Luta Contra os Hackers, que o HISTORY exibe em 23/8, sábado, às 20h, mostra como a matemática simples está sendo usada para manter dados bancários seguros, como senhas estão sendo implantadas inconscientemente em nossos cérebros e até como conhecimentos de física estão sendo aproveitados para construir um novo tipo de computador. Tudo isso para tentar ficar um passo à frente dos temidos invasores cibernéticos.

 

O especial foca um personagem – Mat Honan – e um grupo de cientistas bastante incomuns: eles são experts em códigos e também na quebra desses códigos, pesquisadores de ponta no desconcertante mundo da física quântica. Esses cientistas podem ter criado o computador mais avançado do universo e, juntos, estão combatendo um inimigo comum: os hackers.

 

No passado, as armas nucleares e de destruição em massa podem ter sido as grandes ameaças. Hoje, porém, o mesmo temor está sendo provocado por indivíduos agindo sozinhos, e usando teclados em vez de bombas. Cada vez mais, poderosas armas cibernéticas estão sendo descobertas.

 

Mat Honan se considerava bastante criterioso quando o assunto era segurança e internet, mas em 2012 ele descobriu quão perversos os hackers podem ser. A primeira pista de que algo ruim estava acontecendo veio quando ele tentou trocar de telefone. O golpe todo durou menos de 45 minutos e Mat se deu conta de que tinha sido vítima de um golpe clássico: alguém que tentara repetidamente "quebrar" sua senha e acabou conseguindo. Ele relatou o fato online e, inesperadamente, os hackers entraram em contato com ele.

 

Mas para Mat isso não foi apenas pessoal, já que ele escreve para a conceituada revista Wired. Os hackers haviam descoberto uma série de "buracos" na internet que, invadidos um a um, deixaram-no totalmente desprotegido.

 

O primeiro passo foi encontrar uma maneira de roubar a identidade de uma de suas muitas contas. Tudo com um simples telefonema para o serviço de compras online do site Amazon. Um truque simples, mas efetivo. Tanto que, depois de alguns cliques, os hackers destruíram a vida digital de Mat. Eles sabiam quais eram as falhas de segurança da rede e como tirar proveito delas, tentativa após tentativa, até que o golpe desse certo. E esses invasores e criminosos eram apenas adolescentes.

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado