Roberto D’Avila entrevista o fotógrafo Sebastião Salgado

 

Em Paris, o fotógrafo Sebastião Salgado abre as portas de sua casa para Roberto D'Avila e a conversa vai ao ar no programa deste sábado, na GloboNews. No papo, eles passeiam pela carreira, viagens e os grandes projetos do fotógrafo. Salgado é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Publicou grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como "Sahel: l'Homme en Détresse" (1986), "Trabalhadores" (1993) , "Terra" (1997), "Êxodos" (2000) e "Gênesis" (2013). Com mais de 30 prêmios internacionais, livros e catálogos também premiados, recentemente foi tema do documentário "Sal da Terra", do renomado diretor alemão Wim Wenders.

 

Depois de ser ovacionado por cinco minutos no Festival de Cannes deste ano, o documentário "O Sal da Terra" foi escolhido para receber o prêmio especial do júri. Modestamente, Salgado diz que não pode julgar a qualidade do filme, e que tudo foi ideia do filho, Juliano Salgado, que assinou a direção com Wenders. "Juliano queria fazer uma história que tivesse ligação com a dele. Ao mesmo tempo o Wim Wenders quis fazer uma série ou um filme sobre a minha vida e meu trabalho. Eles começaram a fazer juntos. Win é uma pessoa fabulosa. Facílimo de se entender", explica.

 

Durante a conversa, Salgado lembra da série de fotos feita em Serra Pelada. Os registros fotográficos da exploração de ouro na região são muitos, mas nenhum se destacou tanto no Brasil e no exterior como os registros do artista. "Para mim foi uma experiência fabulosa. Quando eu cheguei na beira daquele buraco, olhei e embaixo de mim havia 50 mil pessoas trabalhando, sem nenhum sistema industrial. Fiquei arrepiado. Eu nunca tinha visto aquela força na minha vida".

 

E destaca também "Êxodos", um de seus projetos mais conhecidos e premiados, em que visitou 40 países ao longo de cinco anos de trabalho para retratar questões políticas, sociais e econômicas através da história de pessoas que foram obrigadas a deixar sua terra natal. "Foi uma homenagem  para mostrar como as coisas estavam acontecendo. Eu corri o mundo durante anos. Realizando esse trabalho vi que as grandes indústrias existentes em países desenvolvidos estavam se deslocando muito rápido para países em desenvolvimento", conta.

 

'Roberto D'Avila' vai ao ar na madrugada deste sábado para domingo, às 0h05, na GloboNews.

 

Foto: Roberto D'Avila e Sebastião Salgado na casa do fotógrafo em Paris

Crédito: Divulgação/ GloboNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado