Série Movimento Violão presta homenagem a Sérgio Assad, no SescTV
Composições do violonista são executadas por Duo Siqueira Lima e a Orquestra Metropolitana, no dia 19/08, terça, às 20h
Compositores brasileiros que escreveram para violão e orquestra são homenageados na temporada Sinfônica da série Movimento Violão, exibida peloSescTV, às terças-feiras, às 20h. Dia 19/08 é a vez do concerto inédito Especial Sérgio Assad, que traz peças do violonista, compositor e arranjador brasileiro, executadas por Duo Siqueira Lima e pela Orquestra Metropolitana. O espetáculo tem regência do maestro Rodrigo Vitta e participação do violonista Paulo Martelli, que também é curador da série.
Uma das virtuoses do violão, Sérgio é conhecido no Brasil e no exterior por integrar o Duo Assad com seu irmão Odair Assad. Martelli conta que a ideia de mostrar o lado compositor do músico é para revelar o trabalho solo que ele vem fazendo ao escrever peças. "Grandes orquestras têm encomendado obras ao Sérgio Assad e aqui no Brasil, ainda, ele tem um reconhecimento muito pequeno", esclarece.
Cecília e Fernando Lima, do Duo Siqueira Lima, falam sobre a admiração da dupla pelo trabalho do Sérgio, que sempre serviu de inspiração para eles, e a mistura de música brasileira com diferentes ritmos, que dá ao compositor um estilo próprio. Para Vitta, o violonista é um concerto de world music por mesclar sonoridades próprias com nuances da música norte-americana.
O programa abre com a execução das peças Farewell e Remembrance, por Paulo Martelli. Na sequência, Duo Siqueira Lima e a Orquestras Metropolitana apresentam as composições Phases Concerto (I Recollection); Phases Concerto (II Old Portrait); e Phases Concerto (III Ressurgence). Bebê, de Hermeto Paschoal com arranjo de Sérgio Assad, também está contemplada.
Sérgio explica que este espetáculo está ligado à sua memória afetiva. O primeiro movimento tem um elo com as coisas que ele viveu na adolescência; o segundo, com algo que fez quando morava na França; e o terceiro, traz uma combinação de passado com presente, já que ele ainda mora nos Estados Unidos, onde vive há 17 anos.
Com direção para TV de Fabiola Braga e Flávio N. Rodrigues, o concerto foi gravado no Sesc Bom Retiro, na capital paulista, em dezembro de 2013.
Comentários